A Sociedade Brasileira de Dermatologia emitiu um alerta sobre o uso indevido de medicamentos à base de isotretinoína, especialmente o Roacutan, fármaco indicado no tratamento de acne.
Segundo a SBD, o Roacutan tem sido utilizado de forma equivocada com a promessa de “afinar o nariz”, ganhando grande destaque nos últimos tempos por conta de desafios nas redes sociais.
Ouça o podcast: Classificações e tratamento da acne

O que é o alerta da SBD sobre o Roacutan
O diretor de mídia eletrônica da SBD, Moysés Lemos, reforça que o medicamento atua na diminuição das glândulas sebáceas, e não na alteração da estrutura nasal. Um possível afinamento do nariz somente pode ocorrer como efeito de uma redução das glândulas que produzem sebo com uma doença denominada rinofima, manifestação associada à rosácea. A entidade destaca que isso não quer dizer que ocorrerá em outros casos.
Riscos e efeitos adversos do uso inadequado do Roacutan
O uso inadequado do Roacutan expõe o paciente a uma série de riscos. Entre os principais efeitos adversos estão:
- Elevação dos níveis de colesterol no sangue
- Possíveis complicações no fígado
Segundo Moyses, o Roacutan ainda pode trazer efeitos colaterais para pessoas do sexo feminino em idade fértil. Em caso de gravidez durante o tratamento com o medicamento, existe 30% de chance de gerar malformações congênitas na criança após o seu nascimento.
A dermatologista Gabriela Aquino lembra que os efeitos colaterais são comuns não apenas em mulheres. “Apesar de ser considerada uma droga segura, a isotretinoína deve ter um acompanhamento clínico e laboratorial, já que possui muitos efeitos colaterais, como:
- Ressecamento da pele e de mucosas
- Conjuntivite
- Queda de cabelo
- Unhas frágeis
- Cefaleia
- Outros sintomas associados ao uso prolongado da isotretinoína
No caso do tratamento de acne moderada a severa, para o qual é indicada, os benefícios superam os riscos”, declara.
Leia mais sobre: Cefaleia tensional: como definir, classificar e tratar
A importância do acompanhamento dermatológico
Diante dos riscos associados ao uso inadequado do Roacutan, o acompanhamento com um dermatologista se torna imprescindível. Somente um especialista pode avaliar corretamente as indicações, monitorar exames, ajustar doses e orientar o paciente quanto aos possíveis efeitos adversos.
É fundamental reforçar a fiscalização para coibir possíveis compras irregulares, evitando maiores consequências para a sociedade.
*Este conteúdo foi atualizado em: 17/11/2025 pela equipe editorial do Portal Afya.
Referências bibliográficas:
- Sociedade médica alerta para uso indevido do remédio para acnes. Agência Brasil. 07 de setembro de 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-09/sociedade-medica-alerta-para-uso-indevido-do-remedio-roacutan
Autoria
Luciano Lucas
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.