Logotipo Afya
Anúncio
Clínica Médica24 dezembro 2025

Retrospectiva: Top 10 quizzes de 2025

Em 2025, o Portal Afya reuniu quizzes de diversas especialidades médicas, desenvolvidos para testar o conhecimento dos estudantes e profissionais de saúde.
Por Redação Afya

Em 2025, o Portal Afya reuniu quizzes de diversas especialidades médicas, desenvolvidos para estimular o raciocínio clínico e testar o conhecimento dos profissionais de saúde. Ao longo do ano, colunistas de diferentes áreas trouxeram casos e questões altamente relevantes para a prática médica.

Confira os 10principais quizzes de 2025 no Portal Afya:

 

  1. Teste seus conhecimentos sobre uso de antidepressivo na gestação

Paciente 28 anos, G1P0, IG: 7 semanas 5 dias pela USG. Está em uso de Escitalopram 20 mg/d para Tratamento de Transtorno Depressivo Maior Grave, com remissão dos sintomas há 4 meses.

Paciente, sexo feminino, com 40 anos, apresenta queixa de ardência vulvar há 4 meses. Também referiu a presença de secreção vaginal espessa, de cor branca acompanhada de ardor, leve prurido e vermelhidão local. Relata que os sintomas se agravam após a atividade sexual e após o uso de roupas íntimas apertadas. Faz uso de anticoncepcionais orais desde os 16 anos. G1 P1 (1 cesariana). Parceiro fixo há 10 anos. Cirurgia de histerectomia total em 2020 devido à endometriose e adenomiose. História prévia de herpes e condilomas genitais. 
Uma mulher de 58 anos é levada ao pronto-socorro devido a dor torácica nas últimas 2 horas. A paciente descreve a dor como “muito intensa” e que irradia para as costas. Ela nunca teve dor semelhante. O histórico médico é relevante para hipertensão; a paciente nao tem sido aderente à terapia médica prescrita e às consultas de acompanhamento. Ela tem um histórico de 15 anos-maço de tabagismo. A pressão arterial é de 190/105 mmHg, e o pulso é de 98 bpm e regular. O exame do tórax revela pulmões limpos. O ECG mostra ritmo sinusal e critérios de voltagem para hipertrofia do ventrículo esquerdo. A radiografia de tórax portátil revela um mediastino alargado. A paciente é imediatamente tratada com esmolol intravenoso.
Uma criança de 6 anos se apresenta para avaliação dermatológica com queixa de lesões de pele distribuídas por todo o corpo, predominando em áreas de atrito. A criança não relata qualquer sintoma associado às lesões (nega prurido, dor ou qualquer desconforto). A família observa que, após o uso de uma determinada sandália, surgiram novas lesões semelhantes às anteriores, localizadas exatamente na topografia da tira do calçado.
Paciente feminina, 56 anos, apresenta lesão papulosa, assintomática e pedunculada. O exame histopatológico confirmou o diagnóstico de pólipo fibroepitelial. 
Paciente com lesão na faceDe acordo com a abordagem inversa, qual é o diagnóstico mais provável? 
Paciente de 65 anos apresenta perda de força progressiva na mão direita há aproximadamente dois anos. Ao exame físico, evidencia-se deformidade postural característica na mão, referida pelo próprio paciente.
Paciente de cinco anos de idade, sexo masculino, apresentando lesão em região cervical. Nega dor. Sem sinais flogísticos. Ao exame, a lesão é de consistência cística, encontra-se na linha média, e mobiliza-se quando o paciente expõe a língua. Mãe relata que notou aparecimento da lesão há um mês, com crescimento progressivo no período.
Paciente do sexo feminino, branca, 48 anos comparece à emergência hospitalar com relato de aumento da frequência miccional, urgência, intermitência, dor lombar moderada associada a náuseas e vômitos. Negou febre, calafrios, hematúria, disúria, relações sexuais desprotegidas no último mês, passado de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), infecções do trato urinário (ITU), litíase urinária sabida.  
A hemorragia subconjuntival é responsável por 3% de todos os pacientes que procuram ambulatórios e prontos-socorros por problemas oftalmológicos, especialmente 10,1% dos idosos com mais de 65 anos.

Autoria

Foto de Redação Afya

Redação Afya

Produção realizada por jornalistas da Afya, em colaboração com a equipe de editores médicos.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Clínica Médica