Logotipo Afya
Anúncio
Carreira28 abril 2025

Preceptoria na RM: guia completo para formação e atuação do preceptor

Entenda mais sobre os requisitos para se tornar preceptor, currículo e histórico desejado, além da prova e bolsa oferecida à função
Por Redação Afya

O Preceptor em um Programa de Residência Médica é o médico responsável por auxiliar o processo de aprendizagem do residente, facilitando a ligação entre teoria e prática e permitindo que o estudante desenvolva as competências necessárias para o exercício da profissão.

Para que ele consiga exercer esse papel, o preceptor tem que ser um profissional habilidoso não só como médico, mas em parte como um guia capaz de conduzir, acompanhar e supervisionar o desenvolvimento da formação integral dos médicos residentes.

A função da preceptoria é estabelecida na resolução da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) que versa sobre as atribuições e deveres das Comissões de Residência Médica (COREMEs), pois caberá ao COREME de cada Instituição de Saúde o estabelecimento dos instrumentos de avaliação que guiarão a atuação dos preceptores.

Requisitos para ser um preceptor

Também através da Resolução nº 16, de 30 de setembro de 2022, a CNRM firma que para exercer a função de preceptor em Programas de Residência Médica (PRMs) é necessário que o profissional tenha concluído a residência médica e possua o título de especialista na área do PRM.

Contudo, além desse pré-requisito básico, os interessados na função de preceptor também devem ser avaliados no que diz respeito às suas capacidades de orientação de atividades teórico práticas, sendo capazes de ensinar, orientar, conduzir, acompanhar e supervisionar o desenvolvimento da formação integral dos médicos residentes.

É preciso deixar claro que o preceptor não é um professor, mas uma pessoa que trabalhará na mediação do ensino, auxiliando na aprendizagem e treinamento em serviço, na transposição dos conhecimentos teóricos em competências práticas. Identificando as dificuldades do médico residente e o ajudando a superá-las.

Além disso, caberá ao preceptor guiar o desenvolvimento ético e profissional do residente. Sendo sua referência na abordagem de questões burocráticas, éticas e sociais complexas. Instigando o amadurecimento do residente não só como médico, mas como pessoa.

Saiba mais: O que pode (e o que não pode) ser feito por residentes na prática médica

Seleção e bolsa para preceptores

Essas habilidades são levadas em conta na hora da seleção, que normalmente é feita através de avaliação curricular e entrevista, podendo ocorrer variações a depender da Instituição de Saúde realizando a seleção.

Por exemplo, o último edital de seleção para preceptoria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM-UNICAMP) previa realização de prova prática ou teórica além da avaliação curricular, já a seleção para o Programa de Residência Médica em Residência Médica em Medicina Preventiva e Social do HCFMUSP foi realizada apenas através de avaliação de currículo e entrevista.

O valor das bolsas oferecidas para a função também varia de acordo com a Instituição. Dessa forma é preciso que os interessados estudem sobre as particularidades da preceptoria nos Programas de Residência de interesse.

Leia aindaO que é Residência Médica: guia completo para médicos em 2025

Preceptor, tutor ou mentor?

A única função atualmente prevista pelo CNRM na estrutura de PRMs é a do preceptor, que também pode vir a cumprir a função de Supervisor do Programa de Residência Médica, sendo eleito entre os preceptores e ficando responsável pela supervisão das atividades práticas e teóricas associadas aos residentes e preceptores e respondendo diretamente ao COREME, que por sua vez é gerida por um Coordenador.

Resoluções anteriores da CNRM consideravam o papel do tutor para Programas de Residência em Medicina, mas as atribuições pensadas para essa função foram incorporadas aos deveres do preceptor.

programas de mentoria existem dependendo da Instituição de Saúde, tanto durante a graduação quanto na Residência, possuindo muitas variações, mas sempre com o objetivo de oferecer um apoio mais direcionado para o médico.

Pensando no currículo para preceptor

Se o seu objetivo é buscar uma posição como preceptor é preciso ficar atento à sua formação e história profissional, a análise curricular é a avaliação sempre presente nos processos seletivos.

Além do título de especialista, a experiência como médico além da residência credencia e ajuda no desenvolvimento das habilidades necessárias para exercer a função de preceptor. A participação e trabalhos apresentados em congressos e eventos científicos, junto da publicação de artigos também favorecem o candidato.

Não há formação específica para preceptor, mas existem alguns cursos focados nessa possibilidade de carreira para o médico. A Afya oferece um curso de Formação On-line em Preceptoria Multidisciplinar, e alguns Programas de Residência Médica investem em cursos de preceptoria para seus médicos residentes na área de especialização, também há a possibilidade de especialização através de programas do Ministério da Saúde, mas é preciso ficar atento para abertura dos editais.

A Afya está sempre atenta às novidades do universo da residência médica, trazendo conteúdos atualizados e dicas valiosas para ajudar você nessa jornada. Para não perder nenhuma atualização sobre editais, provas e oportunidades, acompanhe a seção Carreira do nosso site e fique por dentro de tudo!

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Títulos