Logotipo Afya
Anúncio
Carreira9 abril 2024

Mentoria na residência médica e sua importância prática

A possibilidade de ter no mentor um ponto de diálogo participativo e feedbacks possibilita um amplo amadurecimento médico.

A residência médica é um momento de grande amadurecimento, com desenvolvimento de inúmeras habilidades práticas e um aprofundamento no conhecimento médico. 

Demandas técnicas e não técnicas fazem parte do cotidiano do residente, que no meio da jornada diária tem que equilibrar sua vida pessoal e profissional, o que muitas das vezes não é fácil, sendo fonte de sobrecarga emocional intensa. Diversas práticas ajudam nesse contexto, porém um destaque significativo ocorre com a mentoria médica. 

 

médicos conversando sobre mentoria médica

O que é a mentoria médica 

 A mentoria envolve o apoio e fluxo de experiência entre o mentor e mentorado. Na área médica normalmente se constitui de um médico experiente e um jovem médico, muitas vezes na formação da residência médica. Alguns outros modelos ocorrem durante a graduação ou com foco na preparação das provas de residência médica. 

Diversas universidades já inserem um programa de mentoria na graduação ou residência, tendo ótimos resultados, além do surgimento de plataformas pessoais nas redes sociais de médicos que oferecem esse apoio como mentor.  

 

Suporte de apoio na troca de experiências 

Durante a residência, um novo horizonte de desafios e oportunidades aparece, gerando um grande amadurecimento humano e profissional. Entretanto, muitas dúvidas surgem no processo, seja em escolhas práticas do cotidiano ou em reflexões mais profundas sobre o seguimento na especialidade e vida após a especialização.

Esse é um contexto ideal, em que a mentoria exerce sua função, uma vez que o médico experiente certamente já passou por desafios parecidos na sua história de vida, podendo indicar o melhor caminho possível para a resolução dos problemas, ou até mesmo a direção que deve ser evitada. 

Esse diálogo de experiências não se resume aos pontos técnicos da profissão, podendo abranger dúvidas pessoais no equilíbrio da vida social e outras demandas não técnicas.   

 Leia também: Amadurecimento profissional durante a residência médica: demandas e realizações 

 Suporte emocional nas dificuldades da profissão 

O residente vive um cotidiano agitado entre visitas de enfermaria, plantões e discussões teóricas diversas. Além disso, a vida fora do hospital também demanda tempo e atenção, com o suporte familiar e de relacionamentos, assim como atividades físicas e momentos de lazer. 

A organização do tempo nessas atividades é um grande desafio, sendo um ponto de grande estresse emocional e ansiedade para o jovem médico. 

Um mentor experiente pode ajudar muito nesse contexto, fomentando reflexões pertinentes, mostrando ferramentas possíveis para a organização de demandas e ilustrando, com a própria experiência, os caminhos que podem ser trilhados. 

Vale ressaltar que não se configura como uma psicoterapia ou seguimento especializado, devendo ter atenção com a saúde mental de forma global e com amparo profissional adequado. 

 

Leia também: Devo fazer parte de Associações e Comitês de Medicina para sucesso na carreira?

 

Direcionamento nos grandes desafios do amadurecimento médico 

A possibilidade de ter no mentor um ponto de diálogo participativo e feedbacks nas mais diversas esferas facilita um amplo amadurecimento médico. 

Temas como profissionalismo, responsabilidade, planejamento e gestão do tempo são pouco abordados durante a formação médica e muito menos na residência, contudo são essenciais para um bom desenvolvimento profissional e humano. 

A discussão e abordagem prática desses temas facilita o desenvolvimento de habilidades gerais, hard e soft skills, facilitando o aproveitamento da residência e evitando o desenvolvimento de burnout. 

 

 Mensagem prática 

Os programas de mentoria estão cada vez mais acessíveis, seja em plataformas digitais ou em projetos já integrados na residência médica. 

Encontrar um bom mentor e seguir um caminho juntos no amadurecimento e desenvolvimento de habilidades é fator de destaque para o adequado aproveitamento da residência. 

Ter essa ferramenta à disposição é sem dúvidas um grande ganho, dando mais força e estabilidade para a formação profissional plena, assim como um bom equilíbrio pessoal, se pautando no exemplo e vivências do mentor para o enfrentamento das adversidades triviais até as mais complexas. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo