Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Apesar dos avanços no desenvolvimento de novas e mais potentes vacinas, sua distribuição em áreas remotas e de difícil acesso ainda não evoluiu significativamente. Até agora. Graças aos avanços tecnológicos na área da Saúde, o uso de drones está sendo cogitado como uma possível solução para o problema de distribuição. Mas essa estratégia é realmente rentável?
Pesquisadores da Bloomberg School, do hospital Johns Hopkins, usaram um modelo de simulação de computador para comparar a entrega de vacinas através de transporte terrestre tradicional (caminhões, motos e transporte público) com a distribuição através de drones.
Para o estudo, foram consideradas as condições da estrada, a disponibilidade de refrigeração, peso, espaço, condições meteorológicas e outras nas simulações.
As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!
Os resultados mostraram que o uso de drones aumentou a disponibilidade de vacinas, chegando potencialmente a 96% da população alvo, contra 94% para o transporte terrestre. Além disso, os drones também entregaram uma economia de 8 centavos por vacinação, resultando em uma economia de 20% em termos globais.
Para os autores do estudo, os drones podem ter um impacto significativo sobre as taxas de vacinação. Fabricantes de drones estão realizando estudos piloto em larga escala com diferentes países e condições para avaliar as habilidades da nova tecnologia de acordo com as diretrizes estabelecidas.
[box type="shadow" align="aligncenter" class="" width=""]
Veja mais sobre Saúde & Tecnologia:
- Realidade virtual ajuda a reduzir depressão de idosos em asilos
- Softwares para consultório: como a tecnologia pode transformar a saúde
- Tecnologia permite que pacientes com síndrome do encarceramento se comuniquem
- Como podemos melhorar o atendimento ao paciente de alto risco e alto custo?
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.