Cerca de 50% de idosos internados experimentam depressão e isolamento durante a sua permanência em casas de repouso. Uma nova startup apresentou uma tecnologia com potencial para reduzir esse problema: através da realidade virtual, o paciente pode ver o mundo fora do seu quarto.
A tecnologia da Rendever, empresa responsável, combina o uso de aparelhos de realidade virtual, software personalizado e um tablet. Enfermeiros e outros profissionais de saúde responsáveis pelos cuidados utilizam o tablet para controlar os fones de ouvido, enquanto o software sincroniza o áudio com as imagens.
Veja também: 'Depressão nos idosos. Como identificar?'
Dessa forma, os usuários tem total imersão em um ambiente virtual que pode incluir casas de infância, eventos esportivos, reuniões familiares, etc. Cada cenário é criado e personalizado pela própria Rendever.
Segundo a startup, a tecnologia foi desenvolvida com o objetivo de reduzir a depressão e isolamento dos pacientes, oferecendo a capacidade de reviver e revisitar seus locais favoritos e memórias, e ajudar os profissionais de saúde nos cuidados.
Além disso, o aparelho também rastreia dados de movimento, tempo de reação e função executiva, uma fonte potencial de diagnóstico e terapia. Os pacientes podem ser convidados a passar por simulações da vida real, como preparar uma refeição, ou outras ações diárias, oferecendo a possibilidade de auxiliar no diagnóstico precoce da demência, por exemplo.
A Rendever ganhou a premiação do MIT Sloan Healthcare Innovations deste ano.
[box type="shadow" align="aligncenter" class="" width=""]
A tecnologia está mudando a Medicina. Veja mais:
- Tecnologia permite que pacientes com síndrome do encarceramento se comuniquem
- Realidade virtual facilita a visualização do feto no útero
- InsulinAPP: o controle glicêmico do seu paciente nas suas mãos
- Inteligência artificial pode prever expectativa de vida de pacientes cardíacos
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.