Softwares para consultório: como a tecnologia pode transformar a saúde
Novos tratamentos, técnicas de diagnóstico e descobertas no campo da saúde propiciam constantemente uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
Novos tratamentos, técnicas de diagnóstico e descobertas no campo da saúde propiciam constantemente uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Porém, os avanços na Medicina não se restringem apenas às descobertas científicas.
A tecnologia também vem transformando a gestão da saúde, através de programas hospitalares e softwares para consultórios. Esse tipo de sistema reduz consideravelmente o número de erros operacionais no fluxo de atividades do dia a dia, além de otimizar o atendimento dos pacientes.
Como funcionam os softwares para consultório?
Normalmente, os softwares médicos concentram uma série de funcionalidades que organizam e otimizam todos os processos dentro da clínica.
Por exemplo, agenda médica, cadastro dos pacientes, prontuários eletrônicos, prescrições, relatórios de atendimento, controle financeiro e até mesmo a comunicação da clínica podem estar nesses sistemas.
A ideia é que esses programas tornem o dia a dia mais simples e o time mais eficaz, por isso é preciso ter muito cuidado na hora de escolher esses softwares, afinal, se eles forem muito difíceis de usar, ou não oferecerem a segurança necessária para as informações dos seus pacientes, não vale a pena investir neles.
Uma solução que tem se mostrado muito interessante para os profissionais da saúde são os sistemas em nuvem. Essa tecnologia garante a segurança dos dados e tem uma grande vantagem: todas as informações podem ser acessadas de qualquer lugar, usando qualquer tipo de dispositivo. Dessa forma, o médico pode verificar os dados do prontuário de um paciente que está na emergência, por exemplo, usando apenas seu smartphone conectado à internet.
As vantagens do prontuário eletrônico
Com certeza a principal vantagem de um prontuário eletrônico é a segurança das informações dos pacientes. Mas de nada adianta ter esses dados eletrônicos se eles estão armazenados em um servidor local dentro do consultório. Afinal, dessa maneira eles estão sujeitos aos mesmos riscos que um prontuário de papel, além de ficarem “presos” em um só local.
Por isso a tecnologia em nuvem está transformando a área da saúde. Quando um médico utiliza um sistema em nuvem e tem seus prontuários eletrônicos armazenados nessa plataforma, ele pode:
- acessar os dados de qualquer lugar;
- ter certeza que que as informações estão seguras;
- personalizar o prontuário para o jeito que gosta de atender;
- inserir imagens e exames em poucos cliques;
- fazer prescrições e enviar por email para os pacientes;
- Entre outros.
Apostar em um software para consultório pode facilitar o dia a dia do médico. Essa ferramenta torna a gestão ainda mais fácil e eficaz e permite que o profissional da saúde tenha tempo para fazer o que mais gosta: atender os pacientes.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.