Retrospectiva 2022: notícias que tiveram destaque no Portal PEBMED
Nesta parte da Retrospectiva 2022 do portal PEBMED, veremos os notícias que mais chamaram atenção e trouxeram conhecimentos para área médica.
O ano de 2022 contou com uma enorme quantidade de conteúdos aqui no Portal PEBMED. Entre eles, notícias importantes das mais diversas especialidades. Durante todo o ano, nossa equipe trouxe o que de mais significante saiu no mundo da medicina.
Veja os maiores destaques do portal PEBMED em 2022:
Florence Swaffield, de apenas três anos, foi diagnosticada com a doença de Batten no Reino Unido. Trata-se de um caso raríssimo, ainda mais que a menina também possui a síndrome de Ververi-Brady, que causa atraso no desenvolvimento.
O Research Center, núcleo de pesquisa da Afya, realizou um estudo inédito sobre o Panorama Financeiro do Médico no Brasil em 2021, levantando as prioridades e as angústias da carreira médica. A pesquisa revela dados sobre quanto ganha o profissional da medicina por especialidade no Brasil, além de outras informações relevantes.
O tempo de tela é entendido como o tempo total pelo qual a criança faz uso das telas. O tempo de uso superior ao tempo recomendado que de acordo com a American Academy of Pediatrics (AAP), seria por volta de duas horas por dia.
A candidíase vaginal é a segunda causa mais comum de vulvovaginite, fica atrás apenas da vaginose bacteriana. A cândida é encontrada em 10 a 20% das mulheres em idade reprodutiva, mas nem sempre é considerada doença.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota no dia 25 de maio de 2022 para esclarecer as recomendações realizadas para retardar a entrada do vírus da Mpox (Monkeypox vírus) no Brasil.
Em março de 2022, a Sanofi Medley anunciou o recolhimento de todos os lotes de losartana potássica da marca Medley, um anti-hipertensivo classificado como bloqueador dos receptores da angiotensina II (BRAs).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou no dia 14 de julho de 2022 novas diretrizes desaconselhando o uso de dois medicamentos específicos para tratar a covid-19: a colchicina e a fluvoxamina. As novas orientações foram publicadas no British Medical Journal (BMJ).
O Panorama da Saúde Mental 2022 foi um estudo inédito conduzido pela Afya, que traz informações a respeito do impacto na saúde mental dos profissionais médicos no Brasil. A pesquisa revela dados exclusivos acerca das percepções de hábitos de vida, estresse, adoecimento psicológico, relação com as instituições empregadoras e satisfação com a vida e o trabalho.
Lançada em 2019, a nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-11) começou a valer no último dia 1° de janeiro de 2022.
Há dois anos que os cientistas de diversos países pesquisam as diferentes maneiras que o novo coronavírus afeta o organismo humano. Um dos principais questionamentos é se o tipo sanguíneo influencia na gravidade da covid-19.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.