Um aumento nas infecções por metapneumovírus humano (HMPV) entre crianças e adolescentes de até 14 anos na China tem gerado alertas de especialistas sobre mudanças no padrão de transmissão de doenças respiratórias.
O chefe do Instituto Nacional de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis do CDC chinês destacou que o crescimento nos casos ainda não tem causa conhecida.
Virologistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, consideram improvável que mutações no HMPV sejam a principal razão do surto, mas ressaltam a importância de investigar fatores como comportamento das pessoas ou possíveis mudanças no vírus.
Leia também: Papel de bactérias e vírus na transição de sibilância para asma
O que é o HMPV?
Descoberto em 2001, o HMPV pertence à mesma família do vírus sincicial respiratório (VSR). Ele causa sintomas como tosse, febre e dificuldade para respirar, podendo evoluir para pneumonia em casos graves. Crianças pequenas, idosos e imunossuprimidos estão entre os mais vulneráveis.
Sem vacinas ou tratamentos antivirais específicos, a prevenção é o principal método de proteção. Medidas como lavar as mãos frequentemente, evitar tocar o rosto, cobrir a boca ao tossir e manter distância de doentes são recomendadas.
Saiba mais: Metapneumovírus (hMPV): o que devemos saber?
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.