Logotipo Afya
Anúncio
Saúde15 abril 2025

Governo realiza vacinação em escolas públicas

Campanha foi pensada para ampliar a cobertura vacinal e acesso a prevenção através da vacinação, protegendo crianças e adolescentes
Por Augusto Coutinho

Começou nesta segunda-feira (dia 14/04) e vai até o dia 25 deste mês de abril, uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Saúde para vacinação de estudantes de escolas públicas. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, e envolverá 5.544 municípios, com o objetivo de atingir 27,8 milhões de alunos de 109,8 mil escolas.

Serão aplicadas doses das seguintes vacinas:

  • Febre amarela
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
  • DTP (tríplice bacteriana)
  • Meningocócica ACWY
  • HPV

A vacinação será realizada por profissionais do SUS, no ambiente escolar, podendo as instituições de ensino levarem os estudantes até uma UBS. A campanha também realizará checagem das cadernetas de vacinação para necessidade de atualização.

Leia também: Campanha nacional de vacinação contra a gripe começou esta semana

De acordo com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, “A escola representa uma grande oportunidade para vacinarmos esse público. Estamos falando de crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos — uma faixa etária que, muitas vezes, frequenta menos as unidades básicas de saúde. Não é tão comum que pais ou responsáveis os levem até lá. Por isso, aproveitar o espaço escolar não apenas para divulgar, mas também, quando necessário, para realizar a vacinação e promover a campanha é fundamental”

A meta é atingir um índice de 90% de imunização entre adolescentes menores de 15 anos.

Governo realiza vacinação em escolas públicas

Estudante recebendo vacina. Imagem de freepik.

Caderneta digital

Outra ação anunciada este mês pelo Ministério da Saúde, foi a criação da versão digital da Caderneta de Saúde da Criança, disponibilizada através do aplicativo Meu SUS Digital. De acordo com o Governo, essa ferramenta facilitará o acesso a informações sobre os cuidados na infância, permitindo que as famílias acompanhem de forma mais acessível e facilitada o histórico de vacinas, e previsão para as próximas doses, com envio de notificações com lembretes para a hora de vacinar a criança. Os dados serão lançados em tempo real.

Para o ministro Padilha a carteira digital irá fortalecer o cuidado infantil, “São duas novidades que vêm com a caderneta digital, duas grandes vantagens para os pais. A primeira é o simples fato de ela existir: aquela situação em que o pai ou a mãe chega à unidade de saúde ou à escola e esquece a caderneta física, agora está resolvida — ela estará disponível no aplicativo. A outra é que a caderneta digital terá mensagens ativas, ou seja, vai enviar alertas para o responsável informando que chegou a hora de vacinar ou de tomar uma dose de reforço”, explicou Padilha. O Ministério afirmou que a versão digital da caderneta não subsistiu a versão física (que continuará sendo distribuída nas unidades de saúde).

Saiba mais: Vacinas para idosos: quais as doses que você deve indicar ao paciente?

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde