Logotipo Afya
Anúncio
Saúde14 março 2025

Brasil amplia vacinação contra HPV e reforça imunização de jovens 

Ministério da Saúde lança estratégia para aumentar cobertura vacinal e prevenir cânceres relacionados ao vírus do HPV
Por Roberta Santiago

O Ministério da Saúde realizou webinário para reforçar a vacinação contra o HPV e ampliar a imunização de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos. A vacina é essencial na prevenção de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. O evento reuniu mais de 700 participantes, incluindo gestores, profissionais de saúde e a população em geral. 

Dose única para vacina contra o HPV e novos grupos prioritários 

Uma das principais mudanças anunciadas foi a adoção da dose única da vacina para adolescentes de 9 a 14 anos sem comprometimento imunológico, conforme recomendações científicas e do Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI). Outros grupos prioritários, como imunossuprimidos, usuários de PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV) e pacientes com papilomatose respiratória recorrente, também foram incluídos na estratégia. 

Leia ainda: Efeito da vacina contra HPV na infecção e recorrência após tratamento cirúrgico 

Brasil amplia vacinação contra HPV e reforça imunização de jovens 

Resgate da vacinação contra HPV

Para alcançar jovens que ainda não se vacinaram, o governo lançará uma ação de resgate em 120 municípios com os maiores índices de não imunizados. A meta é vacinar 90% desse público, utilizando locais estratégicos como escolas, universidades, shoppings e ginásios esportivos. 

“A baixa adesão entre adolescentes é um desafio global, pois eles raramente procuram os serviços de saúde para se vacinar. Por isso, é essencial reforçar a imunização em escolas e ampliar estratégias de alcance”, explicou a coordenadora de Imunização da SVSA. 

Compromisso internacional 

O Brasil tem sido observado por outros países devido à amplitude da campanha. O Ministério da Saúde espera que, com o engajamento de profissionais de saúde, sociedade civil e organismos internacionais, o país se torne referência na imunização contra o HPV, reduzindo casos de câncer e garantindo um futuro mais saudável para as próximas gerações. 

Saiba mais: FEBRASGO: atualização sobre imunização e saúde da mulher

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde