Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia2 janeiro 2024

A artroplastia patelofemoral deve ser indicada isoladamente em artroses?

Estudo comparou o resultado de artroplastia patelofemoral e artroplastia total do joelho com os implantes usados atualmente.

A artrose patelofemoral isolada é comum, podendo corresponder a 40% das osteoartroses de joelho. A queixa mais comum relacionada é a dor anterior no joelho com as mulheres sendo duas vezes mais acometidas. O tratamento inicial é conservador e quanto ao cirúrgico há dúvida se o melhor seria realizar a artroplastia patelofemoral (APF) isolada ou uma artroplastia total do joelho (ATJ).

Leia também: Impacto de tecnologia digital no pós-operatório da artroplastia total de joelho

A artroplastia patelofemoral deve ser indicada isoladamente em artroses

Novo estudo

Foi publicado esse mês na revista Bone and Joint Open um estudo com o objetivo de comparar o resultado de APF e ATJ com os implantes usados atualmente para ajudar o paciente e o médico a tomarem uma melhor decisão sobre o tratamento. Os desfechos de interesse são clínicos (incluindo medidas de resultados relatados pelo paciente (PROMs), amplitude de movimento (ADM) e níveis de dor), complicações, sobrevivência do implante e tempo de permanência.

A revisão sistemática foi realizada com pesquisa nos bancos de dados MEDLINE, EMBASE, CINAHL e EBSCO até abril de 2023 sendo excluídos os casos de artrose secundários a trauma, follow-up de menos de 30 dias e menores de 18 anos.

Foram incluídos nove estudos, compostos por quatro ensaios clínicos randomizados (domínio 1) e cinco estudos de coorte (domínio 2). PROMs e pontuações específicas da função do joelho desenvolvidas para relatar ATJ não conseguiram detectar qualquer diferença entre APF e ATJ. Não houve diferença significativa nas complicações entre APF e ATJ e descobriu-se que as artroplastias patelofemorais tinham uma melhor amplitude de movimento pós-operatória.

Saiba mais: Próteses de joelho realizadas em pacientes com mais de 80 anos complicam mais?

Conclusão

A ATJ e APF são opções viáveis para pacientes com osteoartrose primária da articulação patelofemoral do joelho. O estudo sugere uma reflexão maior acerca da necessidade de abordagem dos compartimentos medial e lateral femorotibiais nesses casos. Mais estudos comparativos serão necessários para gerar maior evidência.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo