Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia8 novembro 2024

O uso de AINEs influencia na taxa de consolidação de fraturas?

Revisão sistemática tem como objetivo de reunir e sintetizar evidências atuais sobre a influência potencial dos AINEs na cicatrização óssea. 

O retardo de consolidação ou não consolidação (pseudoatrose) pode acontecer em cerca de 10% das fraturas por fatores relacionados ao próprio osso acometido, como o tipo de vascularização, relacionados ao paciente, como idade, tabagismo, nutrição e comorbidades e relacionados ao trauma, como o grau de contaminação e exposição. 

Há uma divergência na literatura quanto a se o uso de anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs) pode acabar contribuindo para um retardo de consolidação ou pseudoartrose. Essas medicações são comumente utilizadas no contexto de trauma e é importante que haja evidência respaldando ou não sua utilização quando no tratamento de fraturas. Visto isso, foi publicada recentemente na revista “Frontier” uma revisão sistemática com o objetivo de reunir e sintetizar evidências atuais sobre a influência potencial dos AINEs na cicatrização óssea. 

Veja também: Quais AINEs possuem menor risco para pacientes com doença cardiovascular? – Portal Afya

 

Closeup doctor bandaging arm of senior woman patient in hospital

O ESTUDO 

O estudo utilizou como base de dados artigos publicados no Pubmed, Embase e Cochrane até 2023. Foram incluídos pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas por fratura ou osteotomia em que a taxa e tempo de consolidação foi comparada entre participantes que receberam e que não receberam AINEs. Os desfechos principais avaliados foram a relação do uso de AINEs com taxa de reoperação ou pseudoartrose.  

Assim, 20 estudos com 523.240 pacientes foram incluídos na análise. A idade média dos pacientes variou de 6,7 a 77,0 anos, com follow up de 3 a 67 meses. A meta-análise não revelou nenhuma diferença significativa na pseudoartrose ou retardo de consolidação entre usuários e não usuários de AINEs [razão de chances ajustada (OR) combinada = 1,11; intervalo de confiança (IC) de 95%: 0,99–1,23].  

A análise inicial identificou uma associação significativa entre o uso de AINEs e um risco aumentado de reoperação, mas essa associação se tornou insignificante após a análise de sensibilidade (OR bruta = 1,42; IC de 95%: 0,88–2,28). 

 

CONCLUSÃO 

De acordo com essa revisão sistemática, o uso de AINEs não influencia na taxa de pseudoartrose ou retardo de consolidação de fraturas. É sempre importante lembrar que os resultados dependem da dose e da duração do tratamento. Mais estudos seriam necessários levando também em consideração esses fatores. 

 

Leia mais em Ortopedia

Fraturas do rádio distal: placa volar bloqueada ou imobilização gessada? – Portal Afya

O uso de colar cervical após cirurgias de coluna é ou não aconselhável? – Portal Afya

Qual é o melhor tratamento para fraturas osteoporóticas vertebrais em idosos? – Portal Afya

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo