Logotipo Afya
Anúncio
Neurologia19 maio 2023

Brain fog: conheça o termo e as possíveis causas

Um estudo qualitativo coletou publicações na plataforma Reddit que continham o termo “brain fog” em um período de 7 dias.

Por Danielle Calil

O termo brain fog tem sido usado coloquialmente para descrever dificuldades em domínios da cognição. Apesar desse termo ser utilizado de forma generalista, não há uma descrição sobre quais experiências os indivíduos vivem e como a descrevem. 

Nessa conjuntura, a Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry publicou recentemente um estudo cujo objetivo seria descrever essas experiências com o intuito de melhor abranger essa definição. 

Leia mais: Os avanços no monitoramento da autorregulação cerebral

Métodos 

Trata-se de estudo qualitativo realizado em local fora do ambiente médico, a plataforma social Reddit – que é utilizada diariamente por mais de 52 milhões de usuários. 

Foram coletadas publicações na plataforma que continham o termo “brain fog” em um período de 7 dias (entre 27 de outubro de 2021 a 3 de novembro de 2021) através do uso do Python V.3.9. Publicações que não descreviam ou que não discutiram a experiência e a definição desse termo pelos usuários foram excluídos. Posts duplicados foram removidos. 

Análise simples com as descrições das experiências de brain fog descritas pelos usuários foram realizadas, com proposta de alinhar – quando possível – esses fenômenos em categorias. A visualização e análise dos dados foi realizada com uso de Excel V.2203, meta-chart e displayr. 

Resultados 

Um total de 1.663 posts continham o termo “brain fog“, sendo que 717 apresentaram os critérios de inclusão do estudo. As experiências de brain fog desses usuários foram relatadas em descrições, como: 

▪ Esquecimento (36%)
▪ Dificuldade em concentração (30%)
▪ Fenômeno dissociativo (24%)
▪ Lentificação cognitiva subjetiva e esforço excessivo para tal (18%)
▪ Dificuldades em comunicação (16%)
▪ Sensação de “cabeça aérea” (7%)
▪ Fadiga (6%) 

Em relação aos posts que foram incluídos no estudo, 570 atribuíram o brain fog a uma causa específica, em que 50% (isto é, 282 publicações de 570) possuía relação com alguma doença.  Destes, 16% relacionaram com covid-19 em geral, 3% com covid-19 contexto de infecção aguda, 2% com pós-vacinação e < 1% uma combinação de fase aguda e crônica por covid-19.  

Outras causas atribuídas a doenças foram: transtornos psiquiátricos (7%), doenças autoimunes (6%), condições de neurodesenvolvimento como TDAH (4%) e outras condições (16%). Sendo assim, a maior causa de brain fog atribuída nesse estudo qualitativo de acordo com as informações do usuário tiveram relação com covid-19. 

Discussão 

Nesse estudo, os dados coletados na plataforma Reddit demonstraram circunstâncias em que o brain fog aparece com sintomas multidimensionais. Uma gama de situações bastante diferentes pode ser descrita como essa névoa cerebral. Portanto, essa experiência não necessariamente tem o mesmo significado e o mesmo impacto entre os indivíduos acometidos. 

Outro dado interessante é que o termo brain fog foi utilizado para atribuir a diversas outras causas, como: doenças autoimunes, transtorno de déficit atencional, uso de medicamentos (prescritos ou não por médicos) e até relatos de excesso de masturbação. 

Veja também: Perspectiva sobre trombectomia mecânica no AVC agudo com grande área de infarto

Mensagem final

A avaliação subjetiva de descrições de brain fog revela fenômenos e experiências distintas entre os indivíduos acometidos. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo