Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia23 setembro 2021

Ministério da Saúde volta a liberar vacinação de adolescentes contra a Covid-19

O Ministério da Saúde voltou a recomendar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19, incluindo jovens sem comorbidades.

Por Luciano Lucas

O Ministério da Saúde voltou a recomendar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19, incluindo jovens sem comorbidades. O anúncio da pasta foi feito nesta quarta-feira, 22, durante uma coletiva de imprensa. 

No último dia 15, o Ministério da Saúde havia emitido uma nota técnica recomendando a suspensão da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. 

vacinação de adolescentes

O recuo do Ministério da Saúde

Um comitê formado por representantes do Ministério e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou que a morte da jovem de 16 anos no Estado de São Paulo não teve relação com a aplicação da vacina da Pfizer. 

O caso teve como diagnóstico um quadro clínico característico de púrpura trombótica trombocitopênica (PTT), que é uma doença autoimune. Desta forma, a conclusão foi que a jovem não apresentou qualquer doença cardiológica proveniente da vacinação. 

O ministério reforçou na coletiva que “os benefícios da vacinação são maiores do que os eventuais riscos da sua aplicação”. 

Leia também: Vacinação para Covid-19 em adolescentes: orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria

Sociedade Brasileira de Imunizações havia questionado a suspensão

Segundo a SBIm, os argumentos levantados para suspensão da vacinação de adolescentes não haviam comprovação ou não tinham evidências, não havendo embasamento científico para essa resolução, dessa forma, a sociedade entende que deve haver seguimento da vacinação, conforme já analisado, autorizado e indicado pela Anvisa.

 *Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Pediatria