Conheça agora mesmo os três novos Clinical Drops que estão disponíveis no Whitebook na categoria de Infectologia e como eles podem te auxiliar na prática médica!
Prevenção de ISC: qual o papel da troca de luva e instrumental cirúrgico?
A infecção de sítio cirúrgico (ISC) é a complicação cirúrgica mais comum no mundo e afeta principalmente países de baixa e média renda. As causas são multifatoriais e, na prática, poucas intervenções realizadas para reduzir a incidência dessa comunicação se mostraram eficazes quando testadas de forma robusta. A OMS não recomenda a troca rotineira de luvas e instrumentais cirúrgicos antes do fechamento da ferida, devido justamente à falta de evidência, pois apenas estudos pequenos e com viés haviam sido feitos até então. Confira os detalhes neste Drops!
Arboviroses: quais os diagnósticos diferenciais
Uma ampla variedade de vírus pode causar doenças enxantemáticas ou doenças febris agudas em crianças, adolescentes e adultos. No entanto, cerca de 19% dos casos de doenças exantemáticas, 40% dos casos de doenças febris agudas permanecem sem etiologia definida. Existem várias dificuldades em determinar um diagnóstico etiológico preciso, especialmente se a identificação ocorrer exclusivamente com base no exame clínico. Saiba mais com o conteúdo disponível no Whitebook!
MRSA: monoterapia ou terapia combinada
Nos últimos anos, uma série de estudos mostraram a utilidade da terapia combinada no tratamento de infecções por MRSA. Entretanto, qual regime seria o ideal? Monoterapia ou terapia combinada? Quando escolher qual esquema? Quais associações medicamentosas fazer? Quais são os possíveis efeitos colaterais? Confira a resposta dessas perguntas com o conteúdo disponível neste Clinical Drops!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.