A ingestão de produtos contendo nicotina tiveram uma importante queda nas últimas décadas, em contra partida, a ingestão de cannabis vem aumentando com o passar dos anos. O uso de ambas substâncias é desencorajada durante a gestação, mas nem sempre conseguimos que nossas pacientes não façam uso delas. Por isso é importante o esclarecimento das consequências da ingestão de nicotina e cannabis no período gestacional. Uma consequência preocupante de todo profissional da saúde, e da maioria das gestantes, é sobre o prejuízo neurocomportamental na vida das crianças expostas.
Estudo
Um artigo da American College of Obstetricians and Gynecologists teve como objetivo responder a pergunta feita no título deste texto. Os pesquisadores realizaram uma segunda análise de dois estudos caso-controle randomizados realizados em gestantes com hipotireoidismo. Foram analisadas 1197 mães e suas crianças. Para saber sobre o uso de nicotina e cannabis, as gestantes tiveram suas amostras de urinas analisadas. E para analisar a consequência neurocomportamental, durante a infância, foi realizado acompanhamento da prole até dois anos de idade.
Dia Mundial da Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal: o que a exposição ao álcool na gravidez gera?
Conclusão
Os pesquisadores concluíram que nem nicotina ou cannabis utilizadas durante a gestação foram associadas a uma diferença no QI das crianças. Porém, a exposição à cannabis foi associada a piores escores de atenção na primeira infância. Contudo, estudos longitudinais, que avaliam associações entre os resultados do neurodesenvolvimento infantil e exposição pré-natal à nicotina e cannabis com foco no momento gestacional e na quantidade de exposição, são necessários para maior elucidação do assunto.
Referências bibliográficas:
- Smid MC, et al; Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development (NICHD) Maternal-Fetal Medicine Units (MFMU) Network*. Prenatal Nicotine or Cannabis Exposure and Offspring Neurobehavioral Outcomes. Obstet Gynecol. 2021 Dec 2. doi: 10.1097/AOG.0000000000004632.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.