Logotipo Afya
Anúncio
Ginecologia e Obstetrícia7 fevereiro 2022

O efeito da ocitocina intravaginal na função sexual em mães que amamentam

Artigo abordou o efeito do gel vaginal de ocitocina na função sexual, satisfação e depressão nas mulheres que amamentam.

Considerando a importância da função sexual, a alta prevalência de disfunção sexual (especialmente dispareunia causada por vaginite atrófica) em mulheres que amamentam, e falta de intervenções efetivas, trago um artigo para discussão que teve como objetivo determinar o efeito do gel vaginal de ocitocina (OXT) na função sexual (desfecho primário), satisfação e depressão (desfechos secundários) nas mulheres que amamentam.

Leia também: O efeito da amamentação na endometriose

O efeito da ocitocina intravaginal na função sexual em mães que amamentam

Análise recente

O artigo publicado em janeiro de 2022, por Mesbahi et al, na revista BMC Pregnancy and Childbirth é um ensaio clínico randomizado, triplo-cego, controlado com a participação de 64 mulheres lactantes. As participantes foram igualmente designadas para grupos de intervenção/controle usando randomização em bloco. 200 UI de gel vaginal OXT foram administrados diariamente às participantes do grupo de intervenção por oito semanas e o mesmo protocolo foi realizado para o grupo controle com placebo. Questionários padrão de Índice de Função Sexual Feminina (FSFI), Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo (EPDS) e Escala de Satisfação Sexual para mulheres (SSSW) foram concluídos no início e 8 semanas após a intervenção. O teste ANCOVA foi utilizado para comparar a pontuação média pós-intervenção dos grupos, ajustada para os valores basais.

Saiba mais: Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM)

Após a intervenção, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos em termos de média total pontuação do FSFI (Diferença Média Ajustada (AMD): 1,14; Intervalo de Confiança de 95% (IC 95%): -1,28 a 9,16; P = 0,349) e satisfação sexual (DMRI: 5,01; IC 95%: -0,53 a 10,56; P=0,075). No entanto, houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos em termos de escores médios de contentamento sexual (DMRI: 1,56; IC 95%: 0,29 a 2,83; P=0,017) e depressão (DMRI: -1,90; IC 95%: -1,27 a -2,54; P<0,001).

Conclusão

Não foram encontradas evidências dos efeitos do OXT gel na melhora do FSFI, embora, a OXT gel tenha melhorado significativamente a satisfação sexual no domínio do contentamento, além de obter melhora dos sintomas de depressão em comparação com o grupo placebo. No entanto, uma conclusão definitiva requer mais pesquisas a esse respeito, com um número maior de participantes.

Referências bibliográficas:

  • Mesbahi A, Mohammad-Alizadeh-Charandabi S, Ghorbani Z, et al. The effect of intra-vaginal oxytocin on sexual function in breastfeeding mothers: a randomized triple-blind placebo-controlled trial. BMC Pregnancy Childbirth. 2022;22(62). doi: 10.1186/s12884-022-04384-w

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ginecologia e Obstetrícia