Logotipo Afya
Anúncio
Ginecologia e Obstetrícia17 setembro 2017

Limpeza vaginal antes da cesariana reduz endometrite pós-parto

O mais importante fator de risco para endometrite materna no pós parto é a cesariana. As mulheres submetidas a cesariana tem de 5 a 20% mais chance de ter infecção no pós parto.

Por Camila Ramos

O mais importante fator de risco para endometrite materna no pós parto é a cesariana. As mulheres submetidas a cesariana tem de 5 a 20% mais chance de ter infecção no pós parto comparada as com parto vaginal.

As infecções pós parto são uma causa importante de morbi-mortalidade materna. As infecções pós cesariana mais frequentes são endometrite (6 a 27%), febre no pós operatório (5 a 24%) e infecção de ferida operatória (2 a 29%).

A endometrite pós parto é 10 vezes mais comum nas pacientes submetidas à cesariana, sendo que a principal causa é uma infecção ascendente da vagina, causada principalmente por bactérias anaeróbicas.

Uma revisão sistemática com meta-análise publicada online na Obstetrics & Gynecology demonstrou que a limpeza vaginal com antisséptico antes da cesariana reduziu a incidência de infecções no pós parto.

Mais da autora: ‘Cesariana – trocar as luvas antes do fechamento abdominal reduz em quase 50% a taxa de infecção da ferida operatória’

Foi um estudo com 16 ensaios clínicos randomizados, no qual eles compararam a limpeza vaginal com qualquer tipo de antisséptico com placebo e com ausência de intervenção, com um n de 4.837 mulheres. Dos 16 ensaios, 11 usaram solução de iodopovidona, 3 usaram clorexidina, 1 metronidazol em gel e 1 cetrimida.

As pacientes com limpeza vaginal tiveram menor incidência de endometrite no pós parto, de 4,5% em comparação com o grupo controle 8,8%. Além disso, a incidência de febre no pós operatório foi de 9,4% e 14,9% no grupo controle. A análise de subgrupos observou que a redução de endometrite pós parto com limpeza vaginal ocorreu nas pacientes que estavam em trabalho de parto antes da cesariana ( 8,1% comparado com 13,8% do controle) e nas pacientes com ruptura prematura de membranas ovulares ( 4,3% comparado com 20, 1% do controle).

Como a limpeza vaginal antes da cesariana é um procedimento barato e simples, os autores recomendam que seja realizada a limpeza com iodopovidona por 30 segundos nas pacientes em trabalho de parto e com bolsa rota, imediatamente antes da cesariana.

Outros estudos precisam ser feitos para avaliar a necessidade de limpeza vaginal em outras situações.

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

 

Referências:

  • Vaginal cleansing before cesarean delivery, Obstetrics & Gynecology, agosto de 2017.
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo