Foi inaugurado no último dia 8 de maio, o Centro de Referência em Planejamento Reprodutivo, em Salvador, na Bahia. O espaço, que fica dentro da Maternidade Maria da Conceição de Jesus, faz parte de uma estratégia regional, coordenada no Brasil pelo Ministério da Saúde e o Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA), e conta com apoio dos governos estaduais e municipais.
O serviço irá fornecer a inserção de métodos contraceptivos de longa duração, junto com treinamento, suporte técnico e fornecimento de materiais, além de desempenhar um papel de multiplicador, capacitando outros profissionais e serviços de saúde na Bahia.
Estiveram presentes no ato da inauguração o subsecretário estadual de saúde, Paulo Barbosa, e a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), junto com a diretora-executiva do UNFPA e subsecretária mundial da ONU, Natalia Kanem.
Leia também: Saúde amplia uso de teste para HTLV em gestantes no pré-natal
A inauguração representa as ações que vêm sendo articuladas como políticas de Estado, envolvendo as secretarias de Saúde, de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais e de Educação. De acordo com o subsecretário, a iniciativa busca levar a todas as jovens e mulheres a consciência de direito, de acesso a métodos de contracepção para um bom planejamento familiar.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.