Saúde amplia uso de teste para HTLV em gestantes no pré-natal
Os testes para diagnóstico do vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV) serão indicados para gestantes durante pré-natal na rede pública de saúde. A incorporação da tecnologia, que esteve em consulta pública até janeiro deste ano, atenderá agora também às gestantes, durante o pré-natal.
A finalidade do teste para gestantes, recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), é reduzir a transmissão vertical (de mãe para filho) do vírus durante a amamentação.
Leia mais: Whitebook: como identificar a infecção por HTLV?
Notificação compulsória
Este ano, passou a ser compulsória a notificação ao ministério quando detectadas infecções por HTLV em gestantes, parturientes, puérperas e crianças expostas ao risco de transmissão vertical, no Brasil.
Segundo informou a pasta em fevereiro, quando passou a valer a decisão, a decisão ajuda a estimar o número de pessoas com o vírus e a mensurar o volume de insumos necessários, além de qualificar a rede de atenção para os infectados.
HTLV
De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 800 mil pessoas estão infectadas pelo HTLV no Brasil. No mundo, entre 15 e 20 milhões de pessoas são afetadas pelo HTLV dos tipos 1 e 2. A infecção pelo vírus, que ataca o sistema imunológico, pode provocar doenças neurológicas, dermatológicas e oftalmológicas, além de cânceres como a leucemia/linfoma de células T do adulto (ATL).
Uma vez que uma das principais vias de transmissão é a vertical (durante a gravidez, o parto e o aleitamento materno), o rastreamento da infecção na população gestante é de grande importância para que se estabeleça os cuidados adequados para prevenção da infeção por parte do bebê. Inibidores de lactação e fórmulas lácteas são disponibilizadas para crianças nascidas de gestantes com esse vírus no SUS.
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.