Os substitutos de dieta e os medicamentos para perda de peso têm se mostrado eficazes em produzir perda de peso substancial em indivíduos com obesidade. No entanto, faltam evidências sobre se a combinação dessas abordagens é eficaz e custo-efetiva na atenção primária para adultos com obesidade classe I (Índice de Massa Corporal – IMC 30–34,9) ou obesidade classe II ou superior não complicada (IMC ≥ 35 sem doenças relacionadas à obesidade).
LightCARE
O LightCARE é um ensaio clínico, randomizado 1:1, paralelo, com duração de dois anos e avaliação cega dos desfechos, projetado para avaliar os benefícios e danos de uma intervenção intensiva de perda de peso em comparação ao cuidado habitual para adultos com obesidade na Dinamarca e no Reino Unido.
O estudo incluirá 400 participantes, entre 18 e 60 anos, com obesidade classe I ou obesidade classe II ou superior não complicada. O programa de intervenção intensiva de perda de peso tem como objetivo alcançar e manter uma perda de peso ≥ 20%, por meio de uma combinação flexível e individualizada de substitutos de dieta, suporte comportamental (incluindo orientação sobre atividade física e sono) e medicamentos para perda de peso, se necessário, e terá duração de dois anos. O grupo controle receberá o cuidado habitual de cada país, geralmente composto por breve suporte comportamental para perda de peso.
O desfecho primário é o peso corporal dois anos após a randomização. Os desfechos secundários incluem: proporção de participantes que alcançam ≥ 20% de perda de peso, pontuação do componente mental do Short-Form-36 (um questionário de estado de saúde de formato abreviado), velocidade de marcha em 4 metros, escore Metabolic Syndrome Severity-Z (uma medida composta de componentes da síndrome metabólica que inclui circunferência da cintura, pressão arterial sistólica, glicose em jejum, triglicerídeos e concentrações de colesterol HDL).
Discussão e relevância: perda de peso
Objetivo do grupo é avaliar os benefícios, os malefícios e a relação custo-benefício de uma intervenção intensiva para perda de peso, que incorpora substitutos de dieta, suporte comportamental e medicações para perda de peso, em comparação com programas padrão de controle de peso na atenção primária para adultos com obesidade grau I ou obesidade não complicado grau II ou superior.
O ensaio LightCARE ocorre num momento em medicações para perda de peso está começando a assumir um papel maior na atenção primária. Ele irá avaliar como esses medicamentos podem ser usados com outras estratégias em um contexto do mundo real, se isso leva a melhores resultados e se é custo-efetivo em comparação com o tratamento padrão atual.
Autoria
Letícia Japiassú
Médica endocrinologista com Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Municipal Souza Aguiar (2008) e especialização pela Associação Brasileira de Nutrologia (2020). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006).
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.