Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
Na última semana, a Food and Drug Administration (FDA), agência americana para regulação de medicamentos, aprovou uma segunda vacina para prevenção da herpes zoster, a Shingrix, em adultos com 50 anos ou mais.
A Shingrix é uma vacina recombinante não-viva de subunidade, que inclui um antígeno, glicoproteína E e um adjuvante. Ela é administrada em duas doses. Em ensaios clínicos, os seguintes resultados foram obtidos:
- A Shingrix teve eficácia de 97% nos indivíduos com idades entre 50 e 69 e 91% de eficácia em adultos acima dessa faixa etária.
- A eficácia foi de, pelo menos, 85% aos 4 anos após a vacinação em pacientes com 70 anos ou mais.
- 13 pessoas na faixa etária de 50 anos – e 11 na de 60 – precisariam ser vacinadas para evitar 1 caso de herpes zoster.
- Shingrix foi mais eficaz do que Zostavax, particularmente em adultos mais velhos.
Você sabia? ‘Herpes Zoster aumenta risco de AVC e IAM’
No painel do Comitê de Práticas de Imunização do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) que aconteceu na mesma semana, autoridades votaram a favor de recomendar o uso da Shingrix em pacientes com 50 anos ou mais.
O comitê também votou em recomendar a Shingrix para pacientes que já receberam Zostavax, com pelo menos 8 semanas entre as duas vacinas. A Zostavax passa então a ser recomendada apenas para pacientes com 60 anos ou mais.
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências:
- http://www.reuters.com/article/us-gsk-fda/impressed-fda-panel-unanimously-recommends-gsk-shingles-vaccine-idUSKCN1BO2GB?feedType=RSS&feedName=healthNews
- http://www.jwatch.org/fw113469/2017/10/26/cdc-advisers-recommend-new-herpes-zoster-vaccine-over
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.