Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
Os retinoides tópicos são um pilar fundamental no tratamento da acne vulgar, porém estão associados a diversos efeitos colaterais como irritação da pele, ressecamento, descamação e sensibilidade. A Food and Drug Administration dos EUA (FDA) aprovou uma loção à base de tretinoína 0,05% para uso diário (Altreno, Ortho Dermatologics) que promete a eficácia de um retinoide com um perfil mais bem tolerado. O medicamento tornou-se o primeiro produto de tretinoína disponível na forma de loção.
Leia mais: Acne: podemos usar terapias a base de luz para o tratamento?
O Altreno foi avaliado em dois ensaios clínicos de fase 3, ambos controlados e duplo-cegos. Participaram um total de 1.640 pessoas com idade igual ou superior a 9 anos. Nos dois estudos, a loção resultou em reduções estatisticamente significativas em lesões inflamatórias e não inflamatórias em comparação com o controle. As reações adversas foram relatadas em menos de 4% dos pacientes, sendo as mais comuns ressecamento, dor, eritema, irritação e esfoliação.
Orienta-se que, caso a exposição ao sol seja inevitável, protetor solar e roupas de proteção devam ser utilizados. Além disso, o uso deve ser cauteloso em pacientes alérgicos a peixe devido ao potencial de alergenicidade a proteína do peixe.
É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Referências:
- FDA Clears First Tretinoin Lotion for Acne (Altreno) – Medscape – Aug 27, 2018.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.