Logotipo Afya
Anúncio
Clínica Médica26 agosto 2023

Vacinas bivalentes contra a covid-19

Conteúdo do Whitebook traz as informações mais recentes sobre as vacinas bivalentes usadas na prevenção contra a covid-19.

Por Afya Whitebook

Com o recente aumento de casos de covid-19 no mundo, é essencial reforçar a importância da vacinação dos pacientes. No Whitebook Clinical Decision, você encontra detalhes sobre as vacinas bivalentes contra a covid-19 disponíveis. Clique para ler mais sobre a BA1 e a BA4/BA5.

Leia mais: A vacinação contra covid-19 aumenta o risco de reativação das doenças autoimunes?

vacina

Vacinas bivalentes: o que o médico deve saber?

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal da população, as vacinas bivalentes têm sido utilizadas como dose de reforço. Cabe destacar, neste contexto, que atualmente a variante ômicron é a mais prevalente no mundo. No Brasil, o uso das vacinas bivalentes da Pfizer foram aprovadas pela Anvisa para uso emergencial desde novembro de 2022 por indivíduos com idade a partir de 12 anos, e anteriormente este ano foram liberadas para maiores de 18 anos.

Enquanto a vacina bivalente BA1 protege contra a variante original e também contra a varianteômicron BA1, a BA4/BA5 protege contra a cepa variante original e contra a varianteômicron BA4/BA5.

Vacina Covid-19 (Bivalente BA1) – Pfizer-BioNTech

O RNA mensageiro com nucleosídeo modificado em Comirnaty® está formulado em nanopartículas lipídicas, permitindo que o RNA não replicante entre nas células hospedeiras para permitir a expressão transitória do antígeno S do vírus SARS-CoV-2.

O mRNA codifica a proteína S integral ligada à membrana, com duas mutações pontuais na hélice central. A mutação destes dois aminoácidos para a prolina bloqueia a proteína S numa conformação pré-fusão antigenicamente preferida. A vacina induz imunidade celular e produção de anticorpos neutralizantes contra o antígeno spike (S), o que pode contribuir para a proteção contra a covid-19.

  • Apresentação: suspensão injetável. Cada dose contém 30 microgramas RNA, sendo aproximadamente 15 microgramas da cepa BNT162b2 Original e 15 microgramas da cepa Ômicron (B.1.1.529) – frasco ampola com 2,25 mL – 6 doses da vacina por frasco.

Vacina Covid-19 (Bivalente BA4/BA5) – Pfizer-BioNTech

O RNA mensageiro com nucleosídeo modificado em Comirnaty® Bivalente BA.4/BA.5 está formulado em nanopartículas lipídicas, permitindo que o RNA entre nas células hospedeiras para permitir a expressão transitóriado antígeno S do vírus SARS-CoV-2. A vacina induz imunidade celular e produção de anticorpos neutralizantes contra o antígeno spike (S), o que pode contribuir para a proteção contra a covid-19.

  • Apresentação: suspensão injetável. Cada dose contendo 30 microgramas RNA, sendo 15 microgramas de BNT162b2 original + 15 microgramas da cepa Ômicron (BA.4 e BA.5) – frasco com 2,25 mL ou 6 doses.

Quer saber mais? Acesse já o Whitebook!

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo