Neste ano de 2024 tivemos quizzes de diversas especialidades no Portal Afya. Com o objetivo de ajudar a testar o conhecimento dos nossos usuários, colunistas de diversas especialidades trouxeram conteúdos muito relevantes. Confira a lista dos quizzes que ficaram em destaque em 2024!
1. Recém-nascido com cianose e taquidispnéia. Qual o seu diagnóstico?
Gestante de 38 anos de idade, com 37 semanas e 3 dias, deu entrada na emergência em trabalho de parto. Relato de pré-natal com 3 consultas. Foi submetida a cesariana. Ao nascimento, o recém-nascido apresentou quadro de cianose e taquidispnéia, sendo necessário manobras de reanimação com intubação orotraqueal. Após estabilização, foi submetido à radiografia de tórax que evidenciou o diagnóstico.
2. Recém-nascido com abdome distendido e sem evacuar. Qual o diagnóstico?
Paciente de 20 dias de vida, sexo masculino, a termo, 3,5 kg, apresentando quadro de distensão abdominal e dificuldade de aceitação da dieta desde a primeira semana de vida. Evoluiu com dor e aumento da distensão abdominal, associada a vômitos e parada de eliminação de fezes.
3. Paciente com dor abdominal e retenção urinária aguda. Qual o diagnóstico?
Paciente masculino, negro, portador de hipertensão arterial (HAS) leve, 56 anos sem acompanhamento urológico prévio com quadro de retenção urinária aguda (RUA) compareceu à unidade básica de saúde (UBS) onde foi passado um cateter vesical de demora (CVD). Após o procedimento, o paciente ainda se apresentava com dor abdominal, sudoreico, com fácies de dor, globo vesical palpável e procurou, então, uma unidade hospitalar onde realizou a tomografia computadorizada (TC).
4. Você conhece o outro nome do epitelioma calcificado de malherbe?
O epitelioma calcificado de malherbe também é denominado como?
5. Você consegue acertar o diagnóstico a partir desta imagem?
Paciente de 34 anos, previamente diagnosticado com HIV/AIDS e má adesão à terapêutica (TARV suspensa há, pelo menos, dois meses pelo próprio paciente), apresentando mensuração de carga viral em títulos moderados e de CD4+ equivalente a 150/mm³ comparece ao ambulatório de hematologia com história de febre alta vespertina nas últimas duas semanas e linfonodomegalais generalizadas.
6. Qual é essa alteração ungueal?
Paciente masculino, 76 anos, apresenta lesão assintomática no 1º quirodáctilo, com cinco anos de evolução, com eritroníquia longitudinal e hiperqueratose subungueal distal.
7. Queixa de dispneia e irregularidade aórtica. Que sinal é esse?
Paciente masculino de 32 anos procurou a emergência com queixa de dispneia há, aproximadamente, dois meses. Ao exame físico estava lúcido e orientado, regular estado geral, acianótico e anictérico. Ritmo cardíaco regular, com B3. Foi identificado esse sinal semiológico mostrado no vídeo.
8. Paciente com piora de função renal e hipertensão. Qual o diagnóstico?
Grandes defeitos no hiato esofágico são sempre difíceis de manejar, sempre com detalhes técnicos que persistem até mesmo após a cirurgia, visto que a taxa de recidiva herniária não é negligenciável.
9. Pré-escolar com pele áspera
Paciente do sexo feminino, 4 anos de idade, notou há 1 ano surgimento de micropapulas normocrômicas, eventualmente hipocrômicas, associadas a leve prurido e sensação de pele seca. A família relata que notou melhora parcial com o uso de prednisolona durante crise de asma, mas que as lesões voltaram após o medicamento ser suspenso. A paciente é saudável e não apresenta outras queixas. As lesões são simétricas, se distribuem de forma difusa pela maior parte da pele e são mais concentradas nas dobras, ficando mais esparsas conforme se afastam da região, conforme imagem abaixo.
10. Lactente com máculas acastanhadadas
Paciente de 10 meses de vida, sexo masculino, atendido no serviço de pronto atendimento por quadro catarral sugestivo de infecção de vias aéreas superiores de etiologia viral. Durante a consulta, observadas diversas máculas de coloração castanha distribuídas difusamente pela pele que variavam em tamanho.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.