A gastrostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do estômago através da parede abdominal. As técnicas empregadas para realização da gastrostomia são: cirurgia através de laparotomia, via endoscópica ou através de laparoscopia.
A gastrostomia percutânea por via endoscópica foi desenvolvida a partir de 1980. Atualmente é um método bastante útil em promover nutrição enteral nos pacientes que possuem o trato digestivo funcionante, mas por alguma razão, estão impossibilitados de manter ingesta oral adequada. Atualmente, a gastrostomia endoscópica percutânea é o método de escolha para nutrição enteral prolongada. Assista no filme abaixo a realização de uma gastrostomia realizada por acesso cirúrgico.
As principais indicações de gastrostomia são:
1) Descompressão gástrica temporária
A descompressão gástrica pode ser obtida por meio de gastrostomia temporária, realizada como complemento de operações abdominais de grande porte para as quais se prenuncia estase gástrica, “íleo” prolongado e fistulas digestivas. O procedimento também pode ser indicado em pacientes com doenças psiquiátricas, agitados e idosos onde se deseja evitar o desconforto e os riscos do emprego prolongado de sonda nasogástrica. Como exemplo, a gastrostomia pode ser realizada em complemento à duodenopancreatectomia cefálica.
2) Descompressão gástrica definitiva
A gastrostomia pode ser realizada como terapêutica paliativa em pacientes portadores de neoplasia maligna irressecável da faringe e do esôfago, para os quais não há possibilidade de passagem transtumoral por via endoscópica.
Algumas doenças neurológicas que comprometem a deglutição e o apetite também representam um grupo com indicação vez mais frequente de gastrostomia definitiva. Veja abaixo um trecho da Gastrostomia cirúrgica:
Assista na íntegra em www.surgbook.com o vídeo da Gastrostomia cirúrgica com legendas e narrado explicando a técnica. Assista este e outros vídeos em www.surgbook.com.
Veja também: ‘Você sabe realizar uma Cirurgia de Whipple?’
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.