Logotipo Afya
Anúncio
Cirurgia9 janeiro 2023

Curso de cirurgia segura tem inscrições gratuitas e abertas até abril

Saiba mais sobre detalhes de inscrição, metodologia e avaliação de desempenho do curso online sobre cirurgia segura.

Por Úrsula Neves

Estão abertas as inscrições para o curso online e gratuito de Cirurgia Segura, oferecido pela plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema único de Saúde (AVASUS). Até o momento, mais de 2 mil profissionais de saúde já foram capacitados. 

Com 30 horas-aula, a capacitação apresenta, de forma clara e dinâmica, as recomendações do Ministério da Saúde sobre as práticas cirúrgicas, assim como sensibiliza os profissionais sobre a necessidade de rever suas práticas e conduzi-las da forma mais segura, tanto para o profissional quanto para o usuário. 

Leia também: Antibioticoprofilaxia oral na infecção de sítio cirúrgico pós cirurgia colorretal

Vale lembrar que as cirurgias são responsáveis por uma porcentagem relativamente alta de complicações, sendo a maioria evitáveis. Por esse motivo, importantes melhorias têm acontecido na área de segurança em cirurgias e anestesia. No entanto, algumas preocupações ainda persistem como complicações relacionadas à anestesia, à cirurgia no local errado e no paciente errado, aos corpos estranhos deixados no paciente, aos incidentes cirúrgicos, aos erros de medicação, aos erros de diagnósticos, aos erros de comunicação e às infecções de cirurgias. 

O curso ainda alerta sobre os riscos existentes e mostra propostas simples e efetivas de prevenção de complicações para o paciente, como a lista de verificação de cirurgia segura preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Entre os objetivos específicos, o conteúdo programático visa: 

  • Definir o que é segurança do paciente;
  • Tornar o aluno capaz de identificar ações para prevenir eventos adversos em procedimento cirúrgico;
  • Apresentar os dez passos essenciais da cirurgia segura;
  • Habilitar o aluno na aplicação do checklist de cirurgia segura em sua realidade.

Albumina é melhor que cristaloide em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca?

Metodologia 

O curso é autoinstrucional, baseado em problematização e será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD), através da plataforma de ensino e aprendizagem AVASUS. Os alunos deverão assistir aos vídeos, ler os textos complementares, e realizar as atividades de aprendizagem. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e Internet. São utilizados recursos como animações, quadros, figuras, vídeos e textos complementares. 

Avaliação 

A avaliação será formativa, realizada a partir de atividades reflexivas no decorrer das aulas. Também são utilizadas questões de múltipla escolha que objetivam refletir sobre conteúdo apresentado. 

As inscrições estão abertas até o dia 4 de abril de 2023. Para realizar a sua, clique aqui. 

 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo