Logotipo Afya
Anúncio
Cirurgia12 setembro 2024

A ablação por radiofrequência é eficiente no tratamento da artrose de joelho?

Estudo avalia a eficácia da RFA no tratamento da ATJ com o objetivo de fornecer uma base mais confiável para a tomada de decisões clínicas. 

O tratamento da osteoartrose de joelho é bastante variável até chegar à necessidade de artroplastia e substituição articular. A dor aguda geralmente pode ser tratada com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, mas são importantíssimas também as mudanças de estilo de vida com perda de peso, fisioterapia e fortalecimento muscular.  A terapia de ablação por radiofrequencia (RFA) surgiu como tratamento que vem sendo difundido ao longo dos anos. O princípio é aplicar energia de radiofrequência no local da doença, aliviando a dor ao interromper a condução das terminações nervosas.  

 

O ESTUDO 

Não há consenso, entretanto, sobre sua segurança e eficácia. Foi publicado recentemente na revista “Cirugia y Cirujanos” um estudo com o objetivo de avaliar de forma mais abrangente a eficácia e a segurança da RFA no tratamento da artrose de joelho, citando as evidências de pesquisa mais recentes para fornecer uma base mais confiável para a tomada de decisões clínicas. 

O estudo foi uma revisão sistemática com pesquisa nas bases de dados PubMed, Embase e Cochrane até junho de 2023. Os critérios de inclusão foram (1) pacientes diagnosticados com artrose de joelho; (2) Pacientes no grupo de intervenção receberam tratamento com RFA; (3) estudos com um grupo controles; (4) Resultados relevantes, como Escala Visual Analógica (VAS) pós-operatória, escala de classificação numérica (NRS), Índice de Osteoartrite das Universidades de Western Ontario e McMaster (WOMAC), Oxford Knee Score (OKS), escala de Efeito Global Percebido (GPE), reações adversas, etc.; e (5) Apenas ensaios clínicos randomizados (ECRs). 

Veja também: É possível prever a tendinite do iliopsoas após ATQ? – Portal Afya 

 

RESULTADOS 

Foram incluídos 13 ECRs, envolvendo um total de 865 pacientes. Comparado com o grupo controle, o grupo RFA apresentou escores de dor significativamente reduzidos em 1-2 semanas, 4 semanas, 12 semanas e 24 semanas após o tratamento, com diferenças médias padronizadas de -1,24 (intervalo de confiança [IC] de 95%: -1,99-0,49; p = 0,001; I2 = 91%), -0,76 (IC de 95%: -1,27-0,26; p = 0,003; I2 = 76%), -1,70 (IC de 95%: -2,56-0,83; p = 0,0001; I2 = 94%) e -2,26 (IC de 95%: -3,49-1,04; p = 0,0003; I2 = 95%). 

 

CONCLUSÃO 

O estudo concluiu que a ablação por radiofrequência, como uma modalidade de tratamento adjuvante, demonstra potencial no tratamento de pacientes com artrose de joelho. Assim, esse método pode se tornar uma estratégia de tratamento primária para esses pacientes.

 

Leia também em Cirurgia:

Incidência de trombose venosa profunda no trauma ortopédico pediátrico – Portal Afya

Recomendações de terapia neoadjuvante para câncer de reto – Portal Afya

Intussuscepção em adultos: uma revisão sistemática da literatura atual – Portal Afya

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo