Logotipo Afya
Anúncio
Carreira17 maio 2025

Radiologia e inteligência artificial

A IA é uma ferramenta que complementa a prática da Radiologia, mas o médico, com escuta e análise clínica, sempre será essencial na medicina
Por Elazir Mota

Um dos grandes questionamentos diz respeito à inteligência artificial (IA) e se, no caso da Radiologia, essa especialidade será ou não substituída por robôs ou máquinas. Será que isso é verdade?

Para você que acabou de começar sua residência médica em Radiologia e diagnóstico por imagem, não se desespere, pois existem muitas nuances a serem avaliadas e discutidas.

Inteligência Artificial na detecção de câncer de pulmão: como é possível implementar?

Inteligência Artificial na detecção de câncer de pulmão: como é possível implementar?

Cotidiano do médico radiologista e IA

Muitas pessoas ainda acreditam que o radiologista permanece a todo tempo dentro de uma sala ou na sua casa, com o advento da telerradiologia, analisando imagens e emitindo laudos, sem contato algum com o paciente. Isso não é um fato real.

Algumas subespecialidades da radiologia, como a radiologia mamária, pediátrica ou intervencionista, permitem amplo acesso ao paciente, além da realização de procedimentos. Desta forma, é possível coletar uma boa história clínica com paciente, entender suas queixas e a cronologia dos sinais e sintomas, com acesso a outros exames complementares.

Na realidade, a escuta ao paciente, a capacidade de analisar caso a caso, a razoabilidade e o bom senso na prática clínica não são possíveis com a inteligência artificial, somente com um médico ou outro profissional da área da saúde, um ser humano. Por isso, precisamos enxergar a IA como uma ferramenta, um aliado e não um inimigo. A IA vem para ficar e aumentar as potencialidades operacionais no nível individual.

O bom radiologista sempre terá seu espaço, pois fazemos a diferença, salvamos vidas com nossa escuta atenta, com nosso ultrassom bem realizado, focado na queixa do paciente ou com laudos direcionados de raio-x, tomografia ou ressonância.

Engana-se quem acha que só o radiologista será afetado pela IA, isso se estende a todas as especialidades médicas. E sempre haverá espaço para o bom médico, que não deixou de lado aquela boa história clínica, exame físico, a escuta e o acolhimento, ferramentas que só o ser humano pode proporcionar ao paciente.

Para você que está começando, não desista. A radiologia é uma especialidade encantadora.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Carreira