Ortopedia: o que esperar da carreira?
De acordo com a Demografia Médica de 2023, lançada pela CFM, Ortopedia e Traumatologia é a 6ª especialidade com mais médicos registrados em 2022, ficando atrás de Anestesiologia e GO.
No período de 2012 a 2022, Ortopedia foi uma das áreas em que se registrou um aumento de 80 a 100% na quantidade de especialistas, número super expressivo que mostra o interesse dos novos médicos.
Ortopedia e Traumatologia trabalha, basicamente, com 3 aspectos: o trauma, a preservação e o restabelecimento funcional de ossos, músculos, ligamentos e articulações, a fim de garantir/melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Mas, afinal, o que é preciso saber sobre a área para optar por ela?
Desafios da Residência
Dr. Giovanni Guedes, ortopedista e editor-médico do Portal Afya, relata que é importante trazer à tona alguns desafios que são encarados desde a Residência: “Passamos por uma Residência totalmente diferente, que não estamos acostumados na faculdade, porque reservam uma área muito pequena para Ortopedia, e descobrimos um mundo diferente”.
- Residência bem complexa e desafiadora. Por ser clínica-cirúrgica, exige bastante do estudante;
- São 3 anos de Residência e no último ano, a Ortopedia tem uma prova de título, que é uma das mais bem feitas pelas Sociedades, apresentando um grande número de reprovação.
Além disso, Dr. Giovanni acrescenta que “a maioria hoje parte para um R4, uma especialização na Residência”, o que exige, novamente, mais uma etapa de classificação e estudos constantes para a aprovação.
Onde um Ortopedista pode atuar?
É uma especialidade de acesso direto, ou seja, não é preciso fazer uma residência em Clínica Médica, Cirurgia geral ou outra especialidade, mas envolve muita clínica e cirurgia. Diferente do mito que existe sobre a “brutalidade” da área, é uma especialidade que demanda muito estudo para conseguir se tornar um ortopedista de qualidade.
É possível realizar atendimento em consultório privado, em pronto-socorro, atividades no centro cirúrgico, bem como em atividades de desenvolvimento de materiais (como próteses e órteses). Além, é claro, de poder atuar como docente.
Leia também: Fatores para alta taxa de readmissão pós-tratamento de fraturas do fêmur proximal
Mercado de trabalho e Subespecialidades
O mercado de trabalho na Ortopedia é bem amplo e tende a crescer ainda mais, devido ao envelhecimento populacional, doenças crônicas e por conta das atividades esportivas.
A remuneração é satisfatória nos consultórios e nos plantões, mas é na cirurgia que o valor aumenta.
Leia mais: Quanto ganha um médico no Brasil? Baixe a pesquisa completa e confira os salários
Algumas das especialidades da área são: coluna, cotovelo, joelho, mão, pés, quadril e ombro.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.