Logotipo Afya
Anúncio
Carreira11 junho 2024

O lado invisível da linha de frente

A burocracia e as tarefas administrativas são um peso extra no dia a dia e podem comprometer a qualidade do atendimento médico oferecido
Por Redação Afya

Heróis anônimos que sustentam o sistema de saúde, muitas vezes às custas de sacrifícios pessoais – físicos, mentas e sociais – imensos. Esses são os médicos plantonistas. Muito longe de qualquer glamour, esses profissionais enfrentam desafios diários, lidando com uma série de dificuldades que impactam diretamente suas vidas. 

Conversamos com dois plantonistas sobre quais são as maiores dores de quem troca o dia pela noite, no cumprimento do dever de salvar vidas alheias, e chegamos aos principais pontos: 

Horas a fio e estresse 

Não é novidade que das principais dificuldades dos médicos plantonistas é a carga horária excessiva. Plantões de 12 ou até 24 horas seguidas não são incomuns, o que torna quase impossível ter um descanso adequado entre os períodos. 

“Mesmo nos hospitais que oferecem esquemas que facilitam quando o plantão é mais longo, fazendo rotação de equipe, por exemplo, ainda assim é muito extenuante. O próprio fato de ficar tantas horas seguidas trancado em um lugar fechado, nos faz perder a noção do tempo, o que gera um acúmulo de cansaço”, explica o Dr. Johnatan Felipe, editor médico assistente do portal Afya. 

A pressão é constante. A demanda de pacientes é alta, especialmente em serviços de emergência, onde cada segundo conta. “Lidar com a parte técnica da medicina já é difícil, mas muitas vezes a falta de estrutura é o que mais nos desgasta”, confessa a Dra. Renata Cruz, plantonista em UTI pediátrica. 

 

Leia mais8 estratégias para melhorar a relação com seus pacientes durante as consultas

Estafa e burnout 

A combinação de longas horas e estresse elevado leva muitos médicos ao esgotamento físico e mental absolutos. Estudos mostram que a prevalência de burnout entre médicos plantonistas é significativamente alta. 

“Apesar de eu nunca ter sofrido pessoalmente com burnout, o prato é cheio para gerar esse estado, nós sabemos”, diz o médico, que encontrou na diversificação das suas atividades uma forma de aliviar a pressão. 

“Colaborar como médico editor do portal me ajudou a desfocar um pouco da rotina de plantões e ainda assim continuar transmitindo meus conhecimentos”, completa Johnatan. 

Segundo Dra. Renata, que já chegou bem perto de um quadro de estafa, a sensação dentro de uma UTI é de ter que apagar incêndio o tempo todo. Ela aproveita para ressaltar aquele importante questionamento: “quem está cuidando de quem cuida?”.  

 

Leia também: Série Carreira Médica no Exterior: por onde começar?

Vida pessoal e saúde mental 

A vida pessoal dos plantonistas também sofre. A falta de um horário fixo e previsível dificulta a manutenção de relacionamentos, a presença em eventos de família e até o entrosamento com os amigos. “Você sai de casa cedo, volta pra casa tarde e já pensando no dia seguinte. O plantão, por si só é um grande destruidor de rotinas”, brinca Johnatan, que já precisou deixar de pegar plantões em nome da vida familiar e afetiva. 

Já para a Dra. Renata, algumas estratégias são bastante importantes para que o dia a dia insano do médico plantonista gere o menor impacto possível na vida familiar. Mães de duas crianças pequenas, ela se desdobra na manutenção da vida fora dos hospitais. 

“Fazer psicoterapia tem me ajudado bastante a aprender a lidar com mais facilidade com os desafios emocionais e a trazer menos o trabalho para casa. Criar o hábito de compartilhar nossas dores e dia a dia com nossos pares é essencial, assim como manter uma boa interação com a equipe”, completa.  

Desafios administrativos 

Para a maioria deles, a burocracia e as tarefas administrativas são um peso extra do dia a dia. A falta de gestão eficaz e de recursos adequados pode comprometer até mesmo a qualidade do atendimento médico oferecido.  

A boa notícia é que a solução para alguns desafios pode estar a um clique de distância. O Afya Whitebook, agora, possui um Gerenciador de Plantão que vai auxiliar os médicos na gestão dos ganhos e controlando sua rotina de plantões.  

Por meio do aplicativo, todos poderão ter acesso a uma agenda personalizada, além de ter um espaço reservado para controlar ganhos/recebimentos. 

Facilidades 

Com o aplicativo, você pode:  

  • Agendar seus plantões fixos e extras; 
  • Criar alertas para ser avisado, caso haja conflito entre plantões; 
  • Confirmar plantões recebidos; 
  • Monitorar pagamentos já recebidos e os que estão para acontecer. 

Abandone o caderninho e planilhas e conte com o Afya Whitebook paras simplificar a gestão dos seus plantões. 

Baixe o app Afya Whitebook e dê início a essa nova experiência!  

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo