Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia8 novembro 2018

Qual é a relação entre periodontite e hipertensão?

Um novo levantamento procurou investigar a influência da periodontite na pressão arterial (PA) em pacientes com hipertensão. Confira os resultados da pesquisa.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A doença periodontal, ou periodontite, é uma inflamação crônica que atinge o tecido que dá suporte aos dentes, levando à perda dentária e, nos casos mais graves, ao edentulismo. Entre os sintomas que podem indicar a presença da patologia estão sensibilidade, mau hálito constante, vermelhidão ou inchaço nas gengivas, dor ao mastigar, etc. Alguns estudos recentes indicam que a periodontite está associada a riscos de eventos cardiovasculares e mortalidade, principalmente em mulheres com mais idade.

hipertensão

Periodontite x hipertensão

Um novo levantamento procurou investigar a influência da doença periodontal na pressão arterial (PA) em pacientes com hipertensão. Em um estudo cruzado, realizado entre 2009 e 2014 e publicado na American College of Cardiology, selecionou 11.753 participantes, idade ≥30 anos, diagnosticados com hipertensão. A pressão arterial destes indivíduos foi analisada com variáveis contínuas e categóricas de acordo com a presença ou ausência de doença periodontal.

Leia: Hipertensão resistente: veja novas diretrizes para tratamento da doença

Do total de participantes, 3500 reportaram tomar medicação para controle da hipertensão. 52,2% tinham doença periodontal; destes, 38% apresentaram a forma moderada da doença, 12% tinham a forma grave e em 3% dos indivíduos a periodontite era leve.

Resultados

Entre os pacientes cuja hipertensão não era tratada, a pressão arterial ficou 2,8-7,6 mmHg maior em pacientes com periodontite e entre os que tomavam anti-hipertensivos a PA média era 2,3-3 mmHg em participantes com periodontite (p < 0,0001).

Após múltiplos ajustes, a doença periodontal foi associada a um tratamento anti-hipertensivo falho, e quanto maior a severidade da doença maiores foram as chances de ineficácia no tratamento.

Uma boa saúde bucal foi associada com melhor performance da PA durante a terapia anti-hipertensiva, com redução de aproximadamente 2,3-3 mmHg, e menores chances de falha no tratamento para controle da hipertensão.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Poor Oral Health and Blood Pressure Control Among US Hypertensive Adults: Results From the National Health and Nutrition Examination Survey 2009 to 2014. Hypertension2018;Oct 22
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo