Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia22 outubro 2019

Modelo Utstein para parada cardíaca no hospital

O modelo Utstein analisou a incidência de parada cardiopulmonar, fornecendo dados para comparar o atendimento e resultados. 

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Todos nós sabemos que parada cardiopulmonar necessita de cuidados imediatos e após a ressuscitação cardiopulmonar. O modelo Utstein analisou a incidência de parada cardiopulmonar, fornecendo dados para comparar o atendimento e resultados. 

Os dados analisados incluíram:

  • Data e hora da parada cardíaca;
  • Local do evento;
  • Se foi testemunhado e se a equipe de ressuscitação foi chamada;
  • Se tem o primeiro ritmo cardíaco documentado;
  • Se foi usado desfibrilador externo automático ou manual;
  • Se foram realizadas compressões torácicas. 

VEJA TAMBÉM: Prognóstico neurológico pós-parada cardíaca: padronização da avaliação

A duração da ressuscitação está fortemente associada aos piores resultados. A qualidade da ressuscitação é o mais importante para manter o fluxo sanguíneo do miocárdio e cerebral.  Após a ressuscitação, alguns elementos foram definidos, como por exemplo, evitar temperaturas maior ou igual 38ºC, angiografia coronariana e tentativa de reperfusão das coronárias com método percutâneo ou trombólise. 

Os relatórios das paradas cardíacas são um importante indicador dos resultados e das intervenções utilizadas. Sendo que isso pode servir para uma tentativa de redução do número de eventos, com uma detecção precoce do paciente que está piorando e assim, evoluindo para quadro de parada cardíaca. Portanto, podemos tomar decisões para impedir que isso ocorra. 

As diretrizes do estilo Utstein padronizam um processo de atendimento e resultados para cada paciente em parada cardíaca, que inclui fatores hospitalares, variáveis ​​do paciente, fatores pré-evento, processos da parada cardíaca e pós-ressuscitação e resultados. 

SAIBA MAIS: Ultrassom POCUS como prognóstico na parada cardíaca

Todas essas variáveis são uma forma de ajudar a diminuir a incidência de paradas cardíacas, fazendo um atendimento de qualidade antes da ocorrência,  para que se tente evitar tal evento.

Referências bibliográficas:

  • International Liaison Committee on Resuscitation. Cardiac Arrest and Cardiopulmonary Resuscitation Outcome Reports: Update of the Utstein Resuscitation Registry Template for In-Hospital Cardiac Arrest. October 7, 2019.
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo