Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
Na parada cardíaca por assistolia ou atividade elétrica sem pulso, a identificação e correção de causas subjacentes são fundamentais para o sucesso da ressuscitação. O ultrassom point-of-care (POCUS) tem sido proposto como um adjuvante capaz de auxiliar o médico no atendimento, ao identificar situações como:
- Disfunção sistólica ventricular grave
- Derrame e tamponamento pericárdico
- Embolia pulmonar
- Pneumotórax
- Hipovolemia
Na última diretriz do ACLS 2015, o ultrassom está recomendado como “talvez possa ajudar” (IIb), desde que não atrapalhe nem interrompa as compressões. Um estudo recente trouxe uma outra forma do POCUS auxiliar na RCP: como prognóstico de qual paciente irá apresentar retorno à circulação espontânea (ROSC) e sobrevida.
Leia mais: Corticoide após parada cardiorrespiratória melhora o prognóstico?
Os pesquisadores realizaram uma extensa revisão sistemática e metanálise, incluindo apenas casos de PCR por AESP/assistolia de causas não traumáticas. No total, selecionaram 10 estudos com 1485 participantes. Os resultados mostraram:
- A presença de contração ventricular vista no POCUS tem sensibilidade de 60% e especificidade de 90% para predizer ROSC e, respectivamente, 70 e 75% para sobrevida com alta hospitalar.
- A capacidade de identificar o paciente que vai sobreviver é maior quando a PCR é por AESP, em comparação com assistolia.
Qual a mensagem prática?
O POCUS veio para ficar. A capacidade de melhorar nossa acurácia diagnóstica e permitir decisões que mudem o desfecho são inegáveis. Esse estudo traz mais um motivo para seu uso: capacidade prognóstica. Qual o principal “senão” no contexto da RCP: não pode de maneira nenhuma atrapalhar a massagem cardíaca, pois há relação direta entre tempo com compressão e chance de sobrevida
É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Referências:
- LINK, Mark S et all. Adult Advanced Cardiovascular Life Support. 2015 American Heart Association Guidelines Update for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.