Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Em 2014, o FDA aprovou o uso do dispositivo CardioMEM (Abbott) para tratamento da insuficiência cardíaca. O device funciona monitorando a pressão arterial pulmonar e enviando por telemetria as informações para o médico, que então usa essas informações para ajustes no tratamento. O grande “senão” do método é que o implante é por hemodinâmica, na artéria pulmonar, podendo haver desposicionamento e infecção. O estudo CHAMPION mostrou, na época, redução do risco de hospitalização por IC, mas não de mortalidade.
No ACC 2019, foram apresentados resultados do uso no “mundo real”, isto é, na prática clínica. Um total de 1200 pacientes foram incluídos, com idade média 69 anos, 38% de mulheres e 52% com ICFER (os outros com ICFEP e “mid-range”). Nessa população, houve redução em 50% nas hospitalizações, em qualquer fração de ejeção, e baixo índice de complicações: apenas 4 pacientes.
Leia mais: Insuficiência cardíaca: como administrar diurético oral corretamente
Qual a mensagem? Temos mais um dispositivo chegando para auxiliar os médicos no manejo da IC. Quanto mais personalizado e objetiva a avaliação-intervenção, mais chances de dar certo.
ACC 2019: cobertura PEBMED
Neste final de semana, a PEBMED vai trazer as principais notícias do congresso do American College of Cardiology, fique ligado em nosso Portal!
- Novo estudo indica que Mitraclip aumenta sobrevida na IC [ACC 2019]
- Conheça benefícios do TAVI para a valva aórtica bicúspide [ACC 2019]
- TAVI é seguro e eficaz em pacientes de baixo risco com próteses autoexpansíveis? [ACC 2019]
- Screening de depressão não melhora qualidade de vida após SCA [ACC 2019]
- Depressão na IC descompensada: devemos tratar? [ACC 2019]
- Apple Watch na detecção de fibrilação atrial é eficaz? [ACC 2019]
- IC descompensada: sacubitril deve ser a primeira escolha para tratar? [ACC 2019]
- Quais benefícios do TAVI em pacientes de baixo risco cirúrgico? [ACC 2019]
É médico ou enfermeiro e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Referências:
- ABRAHAM, William T. et al.Sustained efficacy of pulmonary artery pressure to guide adjustment of chronic heart failure therapy: complete follow-up results from the CHAMPION randomised trial. The Lancet. Novembro de 2015.DOI:https://doi.org/10.1016/S0140-6736(15)00723-0
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.