Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Na publicação recente do ACC 2019, o TAVI ganhou espaço no tratamento da estenose aórtica grave sintomática, e agora é a primeira escolha frente à cirurgia, independente do risco cirúrgico dos pacientes. Por outro lado, o paciente jovem com valva bicúspide pode ser um desafio, seja pela aortopatia associada, seja por calcificação valvar. Não temos ainda ensaios clínicos específicos nessa população, mas um estudo observacional trouxe mais informações.
O registro STS/ACC TVT selecionou 2691 pacientes com valva bicúspide que receberam o novo TAVI SAPIENS 3 e compararam, por propensity mathcing (um modelo estatístico que tenta equilibrar os fatores confundidores), com um número igual de pacientes com valva tricúspide. Esses pacientes tinham risco para cirurgia convencional moderado a alto.
Leia mais: O futuro da valva aórtica: TAVI versus cirurgia
Os resultados mostraram que a mortalidade em um ano foi igual entre os grupos (10,8 vs 12,1%, p não significativo), porém o grupo bicúspide teve um risco maior de AVC (2,4 vs 1,6%, P<0,05) e de conversão para cirurgia aberta (0,9 vs 0,4%, p<0,05).
Qual a mensagem? Se o paciente bicúspide tiver um risco maior para cirurgia convencional, o TAVI pode ser opção – afinal, o risco absoluto do AVC é baixo, menor que 1%. Mas ainda não é hora dela ser a primeira escolha, sendo necessário aguardar um ensaio clínico randomizado.
ACC 2019: cobertura PEBMED
Neste final de semana, a PEBMED vai trazer as principais notícias do congresso do American College of Cardiology, fique ligado em nosso Portal!
- TAVI é seguro e eficaz em pacientes de baixo risco com próteses autoexpansíveis? [ACC 2019]
- Screening de depressão não melhora qualidade de vida após SCA [ACC 2019]
- Depressão na IC descompensada: devemos tratar? [ACC 2019]
- Apple Watch na detecção de fibrilação atrial é eficaz? [ACC 2019]
- IC descompensada: sacubitril deve ser a primeira escolha para tratar? [ACC 2019]
- Quais benefícios do TAVI em pacientes de baixo risco cirúrgico? [ACC 2019]
É médico ou enfermeiro e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Referências:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.