Rodrigo Barros Buksman, concluiu a faculdade de Medicina em 2005. Completou seu treinamento como Clínico Geral na tradicional Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, seguido de mais um programa de residência médica no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde tornou-se Geriatra. Após processo seletivo, passou por um período de treinamento intensivo no Departamento de Geriatria e Cuidados Paliativos do Hospital Mount Sinai (EUA) vinculado à Universidade de Nova Iorque (NYU). Retornou ao Brasil em 2010, ano em que obteve o Título de Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG/AMB). Aprovado em concurso público federal, passou a fazer parte do corpo clínico do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), onde acompanha pacientes em pré e pós operatório. Em meados de 2007 passou a fazer parte da rotina de Clínica Médica de um hospital privado de grande porte e tornou-se Chefe de Equipe. Nesse cenário ao longo de 8 anos especializou-se na condução e supervisão de casos clínicos de alta complexidade. Médico do Beep Saúde - Health Care On Demand.
10 artigos publicados
Um trabalho admirável publicado em setembro de 2017 investigou a associação entre alterações do índice de massa corporal (IMC) e a ocorrência de demência.
7 OUTUBRO 2017

O padrão de sono dos adultos e idosos pode influenciar o risco de demência? Evidências científicas prévias já sugeriram que haveria uma ligação entre apneia e Alzheimer.
19 AGOSTO 2017

Pesquisadores avaliaram a relação entre biomarcadores de doença de Alzheimer (DA) e o nível de exercício físico autorrelatado.
21 JULHO 2017

Em março de 2017 foi publicado na renomada revista “Alzheimer´s & Dementia” um artigo bastante relevante no âmbito da prevenção de demência.
28 MAIO 2017

Todo dia traremos para você a visão de um especialista sobre sua respectiva área! Hoje é dia de falar sobre Geriatria com Dr. Rodrigo Buksman.
5 MAIO 2017

Os marcos neuropatológicos da Doença de Alzheimer são a degeneração sináptica e neuronal e depósitos de placas de proteína no meio extracelular
18 ABRIL 2017

Foi proposto que sarcopenia fosse utilizado para perda de massa muscular, e dinapenia, para caracterizar a perda de força relacionada ao envelhecimento.
14 MARÇO 2017

As quedas e suas consequentes lesões atualmente representam um problema de saúde pública e de grande impacto socioeconômico enfrentado por diversos países.
12 FEVEREIRO 2017

A incidência da Doença de Alzheimer depende diretamente da idade e, apesar dos avanços científicos, a influência genética não é completamente compreendida.
14 DEZEMBRO 2016

Muitas vezes, tristeza e depressão ocorrem no contexto de situações específicas. No entanto, os sintomas nos idosos podem surgir sem causas óbvias.
6 SETEMBRO 2016