Especialista em Medicina Intensiva pela AMIB ⦁ Especialista em Nutrologia pela ABRAN e em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela SBNPE ⦁ Atual Presidente do Capítulo RJ da SBNPE/BRASPEN ⦁ Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CREMERJ.
13 artigos publicados1. REGISTRAR dados antropométricos básicos como peso e altura, tanto na admissão quanto evolutivamente. Veja mais em nosso artigo.
26 DEZEMBRO 2017
É possível conhecer o momento ideal da intervenção nutricional? Talvez não. Mas uma postura proativa e uma vigilância “atenta” podem ser as chaves para o sucesso.
14 DEZEMBRO 2017
A subespecialidade que lida com as situações mais complexas nas quais os nutrientes devem ser ofertados a pacientes em risco é a Terapia Nutricional.
11 OUTUBRO 2017
A nutrição parenteral (NPT) é uma estratégia fundamental e indispensável a um grande número de pacientes que apresenta disfunção intestinal.
10 SETEMBRO 2017
A incidência de uma condição de risco nutricional pode estar presente em mais da metade dos pacientes internados em nossos hospitais.
1 SETEMBRO 2017
A revisão da prescrição médica é de grande importância, pois erros de prescrição estão frequentemente associados à maior morbidade.
7 AGOSTO 2017
Oferta proteica no paciente grave é um tópico importante nas discussões de terapia nutricional, e nas próximas linhas traremos alguns aspectos.
27 JULHO 2017
A nossa série de artigos sobre Residência e as especialidades médicas traz hoje tudo o que você precisa saber sobre Nutrologia e Nutrição Parental e Enteral, de acordo com o Dr. Haroldo Falcão.
21 JUNHO 2017
Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa. A importância da microbiota intestinal em processos de manutenção e promoção da saúde é reconhecidamente crescente. Os trilhões de microrganismos – e consequentemente, os milhões de genes presentes nesse corpus – compõem uma verdadeira usina de biomoléculas, …
20 JUNHO 2017
Supondo-se que uma alimentação com glúten fosse pró-inflamatória, poderíamos esperar maior risco de obesidade, síndrome metabólica e risco cardiovascular?
13 MAIO 2017