O Canadá possui um sistema de saúde totalmente público, custeado majoritariamente pelo governo federal e pelas províncias, mas também por muitas doações de empresas e pessoas físicas. O modelo é semelhante ao modelo britânico, onde o paciente chega ao especialista somente mediante encaminhamento de um médico generalista ou médico de família. O sistema é muito sobrecarregado, assim como o sistema público brasileiro.
No entanto, os hospitais possuem tecnologia de ponta e são altamente capacitados para resolução de casos complexos, mas o sistema peca um pouco na medicina preventiva, especialmente pela dificuldade atual de se obter um médico de família para acompanhamento periódico.
Para aliviar as demandas, existem as walkin clinics, que são semelhantes as nossas UPAS, sendo reservadas a casos agudos de baixa complexidade.
Neste terceiro episódio em vídeo de carreira médica, Marcelo Gobbo e Guilherme Grossi, editores-médicos do Portal, comentam sobre como é exercer a carreira médica no exterior. Os médicos relatam essa experiência especialmente no Canadá e os desafios da prática. Assista agora dando o play!
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso canal no YouTube.
Tópicos abordados no episódio
Veja também: Procedimentos estéticos: o quanto seguir com o pedido do paciente?
Siga também a Afya no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.