Os pacientes com estenose aórtica importante são aqueles que têm gradiente transvalvar aórtico médio maior ou igual a 40 mm de Mercúrio ou velocidade do jatos aórtico maior ou igual a 4 m por segundo, e costumam ter a área valvar menor que 1 cm². Esses pacientes têm indicação de intervenção sempre que apresentarem sintomas, sendo a apresentação clássica com dispneia, angina ou síncope.
Atualmente existem 2 modalidades de tratamento: a cirurgia cardíaca, na qual se faz troca valvar por prótese biológica ou mecânica, e o implante valvar aórtico transcateter, conhecido como TAVI.
A cirurgia é um tratamento já bastante consolidado, realizado há muitos anos e com bons resultados no curto e longo prazo. Porém, existem algumas complicações associadas ao procedimento, tanto no intra quanto no pós-operatório, e alguns pacientes, que tem risco alto de morbimortalidade podem não ser candidatos a este tipo de procedimento. Já a TAVI, é um procedimento bem menos invasivo, realizado geralmente pela via transfemoral, que coloca uma prótese auto-expansível ou expansível por balão. O tipo de prótese a ser escolhido depende de algumas características do paciente e do centro onde será realizado o procedimento,
Neste episódio, Isabela Abud, médica cardiologista e editora do portal Afya, fala sobre os dois tipos de tratamento para estenose aórtica, a TAVI ou a cirurgia cardíaca. A especialista ainda aborda os sintomas para indicação de intervenção, os riscos cirúrgicos e os fatores que diferenciam a TAVI da cirurgia cardíaca.
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso canal no YouTube.
Tópicos abordados no episódio
Veja também: ACC 2024: TAVI ou cirurgia para estenose aórtica no paciente de baixo risco?
Siga também a Afya no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.