Como te manter atualizado é o nosso principal objetivo no Portal PEBMED, trouxemos mais um TOP 10 para você, com os assuntos mais acessados do mês de novembro. Confira!
1 – Quiz: qual lesão dermatológica o paciente apresenta?
Paciente do sexo feminino, 52 anos, há 10 anos com placa eritematosa, bem delimitada, irregular, com superfície escamativa, áreas focais infiltradas, com prurido moderado, localizada no glúteo e coxa direito. Qual o provável diagnóstico? Acesse e responda ao quiz!
2 – Devo utilizar corticoides para dor de garganta por infecção bacteriana?
Seja no plantão ou no consultório, uma das queixas que mais ouvimos sempre é: dor de garganta. O manejo pode parecer simples, mas quando queremos reduzir sintomas a aumentar a eficácia do tratamento, você conhece as melhores evidências? Veja no artigo!
3 – Como realizar o controle glicêmico no paciente hospitalar?
A hiperglicemia é um dos componentes fisiológicos da resposta metabólica ao estresse, sendo frequentemente encontrada em pacientes críticos e em pós-operatório. Uma revisão foi publicada Current Diabetes Reports sobre o controle glicêmico no paciente hospitalar, confira os principais pontos no texto!
4 – Pré-diabetes: como fechar esse diagnóstico?
Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook, falamos sobre a apresentação clínica e a abordagem diagnóstica da pré-diabetes. Leia aqui!
5 – Crise hipertensiva: quais os tratamentos de urgência e emergência?
A New England Journal of Medicine (NEJM) publicou um artigo de revisão sobre crise hipertensiva, que descreve um paciente com hipertensão arterial sistêmica (HAS) grave (>180/110), sintomática e discute as diferenças entre urgência e emergência hipertensiva, bem como o melhor tratamento. Confira no texto!
6 – Caso clínico: mulher usuária de DIU com dor abdominal difusa
Mulher de 24 anos, G3P2A1, último parto há três anos, usuária de DIU de cobre inserido logo após o parto, vem à emergência apresentando dor abdominal difusa de início há cerca de 2 horas, com sangramento transvaginal discreto. Última menstruação há cinco semanas. Veja o caso aqui!
7 – AHA 2019: após AVC isquêmico, qual o alvo de colesterol LDL?
As diretrizes atuais da American Heart Association (AHA) e da American Stroke Association (ASA) recomendam terapia com estatina “intensa” após um acidente vascular cerebral isquêmico de origem aterosclerótica, mas não estipulam um nível-alvo de colesterol LDL, porque há dados limitados sobre os resultados com alvos diferentes para o colesterol LDL. Veja qual o melhor alvo em nosso artigo!
8 – Enterocolite necrosante: ferramenta pode auxiliar no diagnóstico
A enterocolite necrosante (ECN) é uma das enfermidades intestinais mais frequentes e imprevisíveis que englobam respostas inflamatórias sistêmicas em recém-nascidos (RN) prematuros. Confira nosso artigo!
9 – Quiz: paciente com história de trauma por queda
Paciente do sexo feminino, 82 anos, com história de trauma recente por queda da própria altura, queixando-se de cefaleia e dor na face. Foi solicitado exame de imagem para melhor investigação. Qual o melhor exame e o provável diagnóstico? Acesse o quiz e teste seus conhecimentos!
10 – Whitebook: saiba como diagnosticar um AVC isquêmico
Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook, falamos sobre o diagnóstico do AVC isquêmico.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.