O mês de maio foi um período de muitos destaques na área médica. Perdeu alguma coisa importante? Então pode deixar que te atualizaremos com nosso Top 10 de maio. Confira!
Top 10 de maio
Mulher de 42 anos, com história prévia de AVC há dois anos, procura atendimento médico por queixa de fraqueza e sensação de formigamento em membros superiores e inferiores que melhoraram em três horas. Refere aparecimento de manchas cutâneas nos membros inferiores há mais de quatro anos. Qual o diagnóstico? Teste seus conhecimentos com nosso quiz!
Um estudo conduzido por pesquisadores da Fiocruz, UFJF, UFRJ e Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer encontrou uma associação que pode estar envolvida nas manifestações críticas de Covid-19. Além das evidências de SARS-CoV-2, os pesquisadores acharam, de forma consistente, sequências associadas ao chamado retrovírus endógeno humano K (HERV-K). Saiba mais!
Um grupo de pesquisadores defende que a Covid-19 passe a ser classificada como uma febre viral trombótica, ao invés de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O artigo foi publicado na revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e assinado por dez especialistas que atuam em seis instituições de assistência médica e pesquisa científica brasileiras. Confira os detalhes!
O Ministério autorizou o uso das vacinas da Pfizer e Coronavac em gestantes apenas nos casos em que haja algum tipo de comorbidade. Porém, aquelas que não apresentarem condições de saúde adequadas a esta categoria, não fazem mais parte da priorização da imunização. Veja mais!
Muito se tem discutido sobre a Covid-19 e as vacinas disponíveis, principalmente quanto à eficácia e à segurança de cada uma. Foram publicados na literatura casos de trombocitopenia e eventos trombóticos após administração da vacina Oxford. Saiba mais!
Um estudo de coorte observacional envolvendo 38 hospitais em Michigan nos Estados Unidos, avaliou os resultados de 1.250 pacientes que receberam alta hospitalar pós-Covid-19, utilizando dados de prontuário médico e entrevista por telefone após 60 dias da alta. Quais foram as principais sequelas identificadas após a Covid-19? Confira os resultados!
A ceratite infecciosa é a complicação mais séria que pode decorrer do uso de lentes de contato. Ser usuário de lentes de contato é o principal fator de risco para a ceratite infecciosa nos Estados Unidos, por exemplo. Veja mais!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota recomendando a suspensão da aplicação da vacina ChAdOx1 nCov-19 (Vaxzevria e Covishield) da AstraZeneca, envasada pela Fiocruz, em mulheres grávidas. Saiba mais!
Casos de infecção fúngica invasiva por organismos da ordem Mucorales em pacientes recuperados ou em recuperação pela Covid-19 vem crescendo na Índia, que passa por uma nova onda da pandemia. Em Mumbai, a média de casos da infecção era de seis por ano, agora são cerca de dois por semana. De dezembro a fevereiro, foram 58 pessoas em cinco cidades. Confira mais detalhes!
Qual o impacto do D-dímero na Covid-19? Diversos estudos têm sido publicados, inclusive com desfechos analisados por metanálise, com impacto na elaboração de consensos e guidelines. Saiba a resposta em nosso artigo!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.