Segundo informações da Secretaria da Saúde da Bahia sete pessoas foram internadas no município de Ribeira do Pombal, devido a suspeita de intoxicação por ingestão de metanol.
De acordo com a secretaria os pacientes estão em observação. “Os protocolos assistenciais foram acionados. Serão realizados exames laboratoriais. Caso necessário, será administrado antídoto específico”, concluiu a secretaria em nota.
Leia também: Intoxicação por metanol: o que todo médico precisa saber?
Explosão de casos de intoxicação por metanol em 2025
Neste ano, o Brasil passou um crescimento expressivo no número de casos de intoxicação de metanol a partir do mês de setembro. Até o dia 5 de dezembro foram registrados 890 notificações de intoxicação por metanol no paí, com 73 casos confirmados e 29 ainda sob suspeita. São Paulo (578 casos notificados; 50 confirmados) foi o estado mais afetado, seguido de Pernambuco (109 casos notificados; 8 confirmados), Paraná (6 confirmados), Mato Grosso (6), Bahia (2) e Rio Grande do Sul (1).
Entre os casos confirmados 22 pacientes vieram a óbito e nove ainda estão sob investigação.
Até o dia 8de dezembro, o Ministério da Saúde matinha uma sala de situação, criada em outubro, para monitorar casos de intoxicação por metanol no país. De acordo com o a pasta ministerial a iniciativa foi encerrada pois “Com a redução expressiva de novos casos e óbitos, o ministério considera que um cenário de estabilidade epidemiológica está consolidado”, assim o governo, considerando que todos os estados contam com estoque garantido de antídotos e maior capacidade de realizar diagnósticos, voltou a atenção para a assistência e o acompanhamento rotineiros da vigilância de intoxicações exógenas, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Sintomas comuns da intoxicação por Metanol
Alguns sinais e sintomas mais comuns em casos de intoxicação por metanol e aos quais os serviços de saúde devem ficar atentos costumam aparecer entre 6 e 24 horas após a ingestão:
- Sonolência
- Tontura
- Dor abdominal
- Náuseas
- Vômitos
- Confusão mental
- Taquicardia
- Visão turva
- Fotofobia
- Convulsões
- Acidose metabólica
- Em casos graves, pode haver:
- Cegueira irreversível
- Choque
- Pancreatite
- Insuficiência renal
- Comprometimento neurológico
Tratamento
Como reforçado por órgãos de saúde e associações médicas, a intoxicação por metanol deve ser tratada imediatamente assim que constatada. Alguns contatos para se ter em mente para casos de intoxicação são o Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001; CIATox da sua cidade (lista aqui); Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – de qualquer lugar do país.
A Associação Brasileira de Neuro-oftalmologia (ABNO), sociedade filiada ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgou alerta reforçando essa necessidade e elencando o uso de antídotos como:
- Etanol venoso;
- bicarbonato para corrigir a acidez no sangue;
- vitaminas (ácido fólico/folínico);
- e, em casos graves, hemodiálise para remover o veneno.
Saiba mais: Nenhum nível de consumo de álcool é seguro
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.
Autoria

Augusto Coutinho
Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.