Logotipo Afya
Anúncio
SaúdeDEZ 2023

Retrospectiva 2023: confira os principais congressos do ano

O ano de 2023 foi marcado por diversos congressos nacionais e internacionais das mais variadas especialidades da área médica.

Por Redação Afya

Muitas novidades, como estudos, diretrizes e atualizações foram apresentados em congressos este ano. A maioria destes eventos contaram com nossos médicos colunistas fazendo a cobertura em tempo real para o Portal, sendo ela presencial ou online. Confira a lista completa!

O congresso anual da American College of Cardiology retornou à cidade norte-americana de Nova Orleans, Louisiana, após três anos. Foram apresentados mais de 4 mil trabalhos durante três dias. Ao todo, foram submetidos 6603 inscrições neste ano, um recorde em 19 anos de congresso ACC. 

A edição de 2023 do ISICEM (International Symposium on Intensive Care & Emergency Medicine) aconteceu na cidade de Bruxelas, na Bélgica. O evento trouxe todas as novidades que foram apresentadas no campo da terapia intensiva no ano. 

Conhecido por ser um dos maiores e mais importantes congressos de clínica médica do mundo, o ACP 2023 (Internal Medicine Meeting do American College of Physicians) trouxe temas nas áreas de endocrinologia, neurologia, gastroenterologia, pneumologia e outras especialidades. O encontro aconteceu em San Diego, na Califórnia. 

A 55° edição do congresso da European Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition, rolou em Viena, na Áustria. O evento é conhecido por ser o maior encontro da comunidade de gastroenterologia, hepatologia e nutrição pediátrica na Europa. 

Em Baltimore, nos Estados Unidos, aconteceu o congresso anual da American College of Obstetricians and Gynecologists. O evento conta com as principais novidades e tendências para a prática médica em ginecologia e obstetrícia. 

A edição de 2023 do congresso da American Thoracic Society aconteceu em Washington DC, nos Estados Unidos. Discussões e atualizações na área de pneumologia foram apresentadas no encontro. 

O 83º congresso da American Diabetes Association foi realizado em San Diego, nos Estados Unidos. A cobertura do evento foi feita pelo endocrinologista, Luiz Fernando Vieira, direto da cidade americana. 

Em Brisbane, Austrália, aconteceu a 12ª Conferência do IAS 2023, que é um evento focado em discussões e atualizações pertinentes ao combate à AIDS em todo o mundo.  

A edição de 2023 do congresso da European Society of Cardiology rolou em Amsterdã, na Holanda. O evento tem o costume já consagrado de concentrar apresentações das principais novidades da cardiologia mundial.  

O congresso da American College of Emergency Physicians aconteceu na Filadélfia, Estados Unidos e trouxe apresentações de profissionais de medicina de emergência de todo o mundo. 

O evento, que foi sediado em Boston, nos Estados Unidos, é o congresso anual promovido pela Infectious Diseases Society of America. O encontro reuniu profissionais da área da infectologia de todo o mundo para trazer novidades a respeito do tratamento de doenças infecciosas.  

Este congresso americano trouxe diversas novidades das áreas da clínica e cirurgia pediátricas. O congresso anual da American Academy of Pediatrics aconteceu em Washington, nos Estados Unidos.  

Em Milão, na Itália, rolou o European Society of Intensive Care Medicine. O congresso irá abordou diversos temas sobre a área da medicina intensiva com os maiores especialistas do mundo. 

O American College of Surgeons Clinical Congress foi sediado em Boston, nos Estados Unidos. Este é o congresso anual que promove discussões e debates sobre os principais temas da área cirúrgica.  

A conferência europeia da Organização Mundial de Médicos de Família aconteceu, este ano, em Sydney, na Austrália. Foram apresentadas as principais novidades para a medicina de família e comunidade. 

Na Filadélfia, Estados Unidos, foi realizado o congresso da American Heart Association, que contou com mais de 30 temas relevantes da área da cardiologia que foram discutidos durante os três dias de congresso. 

O Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva aconteceu em Florianópolis, Santa Catarina. Terapia intensiva adulta e na terapia intensiva pediátrica foram os principais temas abordados no evento.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo