Entre os dias 17 a 20 de maio, em Viena, na Áustria, estará acontecendo a 55° edição do congresso da European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition. O evento é conhecido por ser o maior encontro da comunidade de gastroenterologia, hepatologia e nutrição pediátrica na Europa.
O Portal PEBMED está acompanhando presencialmente o congresso para trazer todas as novidades que estão sendo apresentadas. Confira as novidades aqui, no Portal PEBMED, e também em nosso Twitter e Instagram!
- Sintomas gastrointestinais: maior prevalência em crianças alérgicas A prevalência de sintomas gastrointestinais em crianças com doenças alérgicas é maior do que na população pediátrica em geral? É o que investiga este estudo do Reino Unido.
- Constipação infantil e tratamento com eletroestimulação transcutânea: Aktas e colaboradores da Turquia apresentaram um trabalho realizado com objetivo de determinar a eficácia da TENS em crianças com constipação intratável, e comparar o sucesso do tratamento entre a aplicação da TENS duas vezes por semana e três vezes por semana.
- Terapia biológica dupla na DII pediátrica se mostrou segura: No Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII), foi apresentado no congresso um estudo que avaliou a segurança e eficácia do uso combinado de imunobiológicos em pacientes pediátricos com DII refratária.
- Ingestão cáustica em pediatria — preditores de piores desfechos: Um estudo com o objetivo de avaliar parâmetros clínicos, laboratoriais e instrumentais de crianças que haviam ingerido soda cáustica, na tentativa de identificar possíveis preditores de piores desfechos.
- Pacientes com Síndrome de Alagille sem diagnóstico genético final: Estudiosos apresentaram no congresso os resultados de um estudo a respeito de um grupo de pacientes que recebeu tratamento para ALGS, mesmo sem diagnóstico genético.
- Terapias para tratamento da doença celíaca e constipação intestinal: Um grupo de estudos evidenciou terapias que estão emergindo como alternativas para o tratamento adjuvante da doença celíaca, com destaque para a latiglutenase.
- Recomendações atuais para o uso de prebióticos: Uma plenária conduzida por Dr. Yvan Vandenplas e Dra. Flávia Indro discutiu a utilização de prebióticos nas doenças gastrointestinais, trazendo evidências atuais sobre o uso como adjuvante no tratamento de diversas condições gastrointestinais.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.