No início deste mês de maio, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou uma vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O imunizante, com nome de Arexvy, foi desenvolvido pela farmacêutica GSK.
Nos Estados Unidos o VSR é responsável por 10 mil mortes de adultos com mais de 65 anos todos os anos e mais de 100 mil internações, em média.
“O VSR é uma causa importante de doença respiratória grave em idosos. Além de ser a causa mais comum de doença do trato respiratório inferior e uma das principais causas de morte em crianças com menos de 6 meses, especialmente em países mais pobres como o nosso.” declarou a Dra. Raissa Moraes, infectologista pela Fiocruz, em entrevista ao site PEBMED.
Saiba mais: Gripe: aumentam casos de internações pediátricas e Fiocruz relaciona com VSR
Eficácia contra o VSR
Segundo informações do fabricante a vacina atingiu uma eficácia de 82,6% nos testes clínicos realizados em indivíduos com mais de 60 anos, os pacientes apresentaram efeitos colaterais de leves a moderados
A expectativa é que a vacina esteja disponível para o público nos próximos meses, pendente a aprovação do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) nos Estados Unidos e a finalização do estudo (prevista para junho).
Leia também: Vacinação contra VSR durante a gestação e infecções respiratórias em lactentes
Impacto e importância
“No momento, a vacina só está liberada para a população idosa (com idade igual ou superior a 60 anos) e estudos estão em andamento para avaliar a eficácia e segurança em outras faixas etárias, o que traz muita esperança quando pensamos na prevenção dos bebês”, complementou a Dra. Raissa.
As internações de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tiveram um aumento neste ano, principalmente devido as alterações da sua sazonalidade causadas pela pandemia de covid-19.
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.