Na última quarta-feira (03/05), a Food and Drug Administration (FDA) aprovou a primeira vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), a Arexvy, da farmacêutica GSK. A agência reguladora dos Estados Unidos autorizou o uso do imunizante em pacientes com 60 anos ou mais.
Mesmo assim, a expectativa da classe médica é que seja estendida a outras faixas etárias, inclusive pediátricas, e chegue logo a outros países, como o Brasil.
A aprovação
De acordo com a publicação do FDA, o órgão se baseou em um estudo clínico em andamento de forma randomizada e controlado por placebo, sendo conduzido em indivíduos com 60 anos de idade ou mais.
Neste estudo que contou com 25 mil participantes, 12,5 mil receberam a vacina e os outros 12,5 receberam placebo. Na comparação entre os grupos, a vacina reduziu o risco de desenvolver infecção do trato respiratório inferior (ITRi) associada ao VSR em 82,6% e reduziu o risco de desenvolver ITRi grave associada ao VSR em 94,1% em pacientes que receberam a vacina.
Leia também: Vacinação contra VSR durante a gestação e infecções respiratórias em lactentes
Nível de segurança
A publicação da GSK sobre a aprovação por parte da FDA destacou também que o imunizante tem um perfil de segurança aceitável. Foram relatados eventos adversos moderados e de rápida melhora, como dor no local da injeção, fadiga, mialgia, dor de cabeça e artralgia.
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.