O último boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado no início de abril, indica um aumento no número de internações de crianças por Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
A análise considera os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 27 de março de 2023. A tendência de crescimento das notificações pode ser observada tanto no longo quanto no curto prazo pelo território nacional, com 15 estados apresentando uma subida no número de infectados.
Saiba mais: Influenza: devo usar corticoides?
Impacto
O relatório da FioCruz aponta que o VSR foi responsável por 36,2% das infeções por vírus respiratórios e 6,1% dos óbitos nas últimas semanas epidemiológicas que servem de base para o estudo (19 e 25 de março).
No mesmo período, resultados positivos para SARS-CoV-2 (responsável pela Covid-19) foram responsáveis por 46,2% das infecções e 82,7% dos óbitos.
Sazonalidade do VSR
Segundo o Ministério da Saúde, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) costuma afetar a população nos meses mais frios (entre maio e setembro, variando conforme a região), podendo levar a bronquiolite e pneumonia em crianças pequenas. No entanto, entre janeiro e abril de 2022, 3,6 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) consequentes de infecções por vírus sincicial foram notificados.
Leia também: Tripla infecção: é possível ter covid-19, gripe e dengue ao mesmo tempo?
Aumento da Covid-19
O boletim também traz a informação de que os casos SRAG causados pela covid-19 também cresceram nas últimas semanas, afetando mais a população adulta.
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.