Logotipo Afya
Anúncio
Saúde7 fevereiro 2025

OPAS alerta para urgência no acesso a tratamento do câncer na América Latina

Organização reforça a necessidade de ampliar o fornecimento de medicamentos e insumos para tratamento do câncer na região
Por Roberta Santiago

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) fez um apelo para que os governos da América Latina e do Caribe priorizem o fornecimento de medicamentos, insumos e equipes essenciais ao tratamento do câncer. A doença é uma das principais causas de morte na região, com mais de 1,4 milhão de óbitos e 4 milhões de novos casos anualmente.

O diretor da OPAS, Jarbas Barbosa, ressaltou a necessidade de ampliar o acesso aos tratamentos e garantir equidade na assistência oncológica para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No entanto, desafios como altos custos e distribuição limitada de medicamentos ainda persistem. Para superá-los, é essencial atualizar protocolos de tratamento e adotar compras conjuntas para reduzir custos.

Saiba mais: Principais atualizações no tratamento do câncer retal

Desigualdade no tratamento do câncer infantil

A desigualdade no acesso ao tratamento infantil é preocupante. Cerca de 30 mil crianças e adolescentes são diagnosticados anualmente na região, e 10 mil deles não sobrevivem. Nos países de alta renda, mais de 80% das crianças acometidas são curadas, enquanto essa taxa cai para 20% em países de baixa e média renda, devido à falta de medicamentos acessíveis e de qualidade.

Leia ainda: Amamentação prolongada pode reduzir chances de câncer hematológico em crianças 

Para reverter esse quadro, a OPAS, em parceria com a OMS, o St. Jude Children’s Research Hospital e o UNICEF, busca garantir o fornecimento contínuo de medicamentos oncológicos a países mais vulneráveis. Em 2024, um acordo firmado com o St. Jude visa fortalecer a capacidade de planejamento e aquisição desses insumos na região.

O Fundo Estratégico da OPAS é uma ferramenta fundamental para melhorar o acesso a medicamentos contra o câncer. Barbosa incentivou os países a utilizarem esse recurso, que inclui também testes para detectar o papilomavírus humano (HPV) e dispositivos para tratar lesões pré-cancerígenas.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde